05/11/2018 14h17

Corpo de Bombeiros de Amambai promoveu palestra sobre prevenção ao suicídio


Fonte: Redação

 
Militares lotados no 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai participaram do evento / Foto: Moreira Produções Militares lotados no 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai participaram do evento / Foto: Moreira Produções

Amambai (MS)- Mato Grosso do Sul é o 3º estado brasileiro, onde as pessoas mais cometem suicídio, de acordo com o Ministério da Saúde e isso tem preocupado instituições sul-mato-grossenses, inclusive amambaienses, como é o caso do Corpo de Bombeiros de Amambai, que na manhã dessa segunda-feira (6), realizou uma palestra abordando o tema.

A palestra foi ministrada pelo capelão da corporação no MS, o capitão Edilso Reis, que também atua como professor, pesquisador e Coordenador de Curso de Prevenção ao Suicídio do Hospital Universitário da UFMS e contou com a participação de militares lotados no 16º Subgrupamento do Corpo de Bombeiros de Amambai e de pessoas da comunidade.

 
Capitão BM e capelão Reis / Foto: Moreira Produções Capitão BM e capelão Reis / Foto: Moreira Produções

O objetivo do evento foi promover a mediação e gerenciamento de conflitos, bem como incentivar a aplicabilidade dos conceitos sobre cultura de prevenção ao agravo das patologias mentais que conduz o individuo ao suicídio, divulgar o tema da promoção da vida e orientar os militares sobre como identificar pessoas que estão com intenção de suicídio.

"Nenhum suicídio é um caso isolado. A pessoa dá sinais. O que precisamos fazer é ver o que os adolescente estão postando nas redes sociais, como eles se comportam e oferecer apoio" alertou o Capitão BM e capelão Reis.

O comandante do Corpo de Bombeiros de Amambai, Major Romiram de Oliveira Cerqueira fala da importância da palestra: "Nós precisamos saber como agir diante da situação, não só nós bombeiros, mas nós enquanto população, precisamos estar preparados e entender o sinais que o suicida emite", salientou.

Comandante do Corpo de Bombeiros de Amambai, Major Romiram de Oliveira Cerqueira / Foto: Moreira Produeções Comandante do Corpo de Bombeiros de Amambai, Major Romiram de Oliveira Cerqueira / Foto: Moreira Produeções

Em Amambai

Em Amambai, de acordo com registros do Corpo de Bombeiros, de janeiro de 2018 até agora, o corporação foi acionada oito vezes para socorrer suicidas. Em dois casos, ao chegarem ao local, os militares já encontraram a vítima sem vida. Em ambos os casos a vitima fez uso de uma corda.

Das seis tentativas que felizmente não foram consumadas, duas delas foram com o uso de arma branca, duas por uso de substâncias tóxicas e duas por enforcamento.

"Para Amambai esse número é alarmante, por isso temos que estar muito atentos com as pessoa da nossa volta", salientou o comandante.

 

Centro de Valorização à Vida

O Centro de Valorização da Vida é uma ONG com atendimento voluntário que tem como missão valorizar a vida e contribuir para que as pessoas tenham uma vida mais plena e não recorram ao suicídio.

A principal função do CVV é ouvir quem está precisando desabafar, quem tem passado por momentos de tristeza e não sabe muito bem como encontrar ajuda.

A ong realiza apoio emocional e prevenção do suicídio, atendendo voluntária e gratuitamente todas as pessoas que querem e precisam conversar, sob total sigilo por telefone, email e chat 24 horas todos os dias. Ligue 188!

comments powered by Disqus