30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Dia do Farmacêutico: profissional importante para a saúde pública

- Publicidade -

20/01/2019 08h07

Fonte: Redação

Amambai (MS)- É comemorado neste domingo (20), o dia do Farmacêutico, profissional que além de prestar atendimento ao público em drogarias e farmácias, pesquisa sobre novos medicamentos, realiza análises clínicas e toxicológicas e estudam a composição e os processos produtivos dos fármacos.
O dia escolhido para a celebração da data foi em função da fundação da Associação Brasileira de Farmacêuticos (ABF), em 20 de janeiro de 1916. Na época, era a maior instituição representativa da categoria, no País.

Considerando a necessidade de unificar a comemoração do Dia do Farmacêutico e por ensejar maior visibilidade e reconhecimento, o Conselho Federal de Farmácia, por meio da Resolução nº 460, de 23 de março de 2007, reconheceu o dia 20 de Janeiro como o Dia do Farmacêutico.

A profissão

O farmacêutico amambaiense Pedro Humberto Fernandes Alves, que é proprietário da Farmácia São Lucas e atua no ramo há 28 anos fala sobre a profissão. “Ser farmacêutico tem que ser motivo de orgulho, nós temos a oportunidade de acompanhar o tratamento do cliente e ver os resultados positivos, essa com certeza é a melhor parte”, afirmou.

Formando pela Universidade Católica Sagrado Coração, na cidade de Bauru, São Paulo, o Pedro Humberto lembra que decidiu estudar farmácia por conta de um professor do antigo Ginásio, que trabalhava na área e mostrou a profissão aos seus alunos. ” Eu fiquei encantado e hoje eu entendo o privilégio que nós, farmacêuticos temos, que é aquele de acompanhar e ver os resultados do tratamento no nosso paciente.

Segundo ele, a principal dificuldade encontrada pelo profissional de farmácia hoje, é o equilíbrio entre a ética farmacêutica e a empresarial. “Muitos farmacêuticos, assim como eu, têm o seu próprio empreendimento e nós temos que trabalhar dentro do limite que a ética nos foi ensinada na faculdade; é um eterno conflito entre o eu-farmacêutico e o eu-empresário e nós precisamos equilibrar isso”, falou.

Profissão motivo de orgulho

Pedro também conta que até pouco tempo atrás, muitos farmacêuticos tinham vergonha de se afirmarem como tal. Eles buscavam termos como Bioquímico para maquiar a sua real profissão.

“Finalmente esse constrangimento acabou, mas muito farmacêutico não tinha orgulho da profissão e tentava de alguma forma maquiar isso, hoje, temos ciência da nossa importância para a saúde pública e me sinto um privilegiado”, afirmou.

O farmacêutico é fundamental na organização dos serviços públicos de saúde. Sua participação é essencial a uma atenção à saúde de qualidade, que impossível de conseguir sem uma gestão eficiente dos medic

Pedro Humberto é farmacêutico há 28 anos / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-