23.9 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Feirantes querem fortalecimento da Feira do Produtor de Amambai

- Publicidade -

29/10/2018 14h47

Segundo os feirantes, pouco prestígio por parte da população, falta de divulgação e desistência de alguns produtores são as principais causas do esvaziamento da feira que acontece aos sábados no calçadão da Praça Cel. Valêncio de Brum.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Considerada o primeiro grande passo rumo à implantação do Mercado Municipal em Amambai, a Feira do Produtor tem enfrentando algumas dificuldades para se desenvolver cerca de um ano depois da sua primeira edição. Pouco prestígio por parte da população, falta de divulgação e desistência de alguns produtores são as principais causas citadas pelos produtores para explicar a situação.

A feira iniciou em 23 de dezembro de 2017 e já chegou a ter 50 expositores divididos em 26 barracas. No último sábado (27), 10 feirantes estavam instalados no local. Segundo o presidente da feira, o produtor de erva-mate, Wilson de Assis, a ausência da maioria dos feirantes se deu por conta das condições climáticas que não foram favoráveis.

Os produtores que ali estavam reconhecem que as chuvas da semana contribuíram para a pouca participação dos feirantes, mas afirmam que o fato tem se tornado corriqueiro.

“No início, foi dito que o feirante que não viesse por três finais de semana seguidos, perderia seu espaço, que ficaria vago para outra pessoa que desejasse trabalhar; mas não é isso que tem acontecido (…) têm pessoas que não participam da feira há quatro ou cinco sábados e continuam com o lugar garantido”, afirmou o produtor João Antunes, que participa da feira desde sua primeira edição. Ele complementa: “Têm pessoas de fora que gostariam de trabalhar na feira, mas não podem porque os espaços já estão ocupados”.

João e esposa Marilena Penajo moram no Sertãozinho e trazem para a feira uma variedade de produtos: mamão, limão, ovos, pepino, cheiro verde, couve e frango eram os produtos expostos no sábado (27).

Produtores alegam que a feira ainda é desconhecida pela população

Outro motivo que contribui para a baixa popularidade da feira no município é a falta de divulgação. Os produtores afirmam desconhecer a existência de publicidade da feira nas rádios amambaienses. “Hoje todo mundo ouve rádio, então acho que a Prefeitura poderia nos ajudar com isso, com certeza é um empurrãozinho a mais, nós precisamos desse apoio”, ponderou Lídia Xavier Rodrigues, da horta São Jorge. Ela comercializa banha e carne de porco, frango caipira, ovos, pimenta biquinho, rabanete, cebola, couve, cheiro verde, beterraba, couve flor e mais uma variedade de verduras.

Lídia ainda explica que a baixa participação da população tem desmotivado muito os produtores, inclusive sobre o Mercado Municipal. “A feira é aqui no centro e o povo não prestigia, isso desmotivou muita gente, pensa lá no mercado municipal, que ainda vai ter uma contribuição mensal…vai ser um pouco complicado”, ressaltou.

A feirante Mari Aparecida Gonçalves conta que participou de todas as edições da feira desde a sua criação e afirma que se houvesse, além da comercialização dos produtos, alguma atração diferente, quem sabe a população participaria mais.

“Seria legal ter uma música ao vivo ou qualquer outra coisa que incentivasse as pessoas a virem para cá, com certeza eles iriam passar pelas barracas e comprar dos feirantes”, disse.

Fortalecimento da produção diversificada

O presidente da feira reconhece que a quantidade de expositores diminuiu e que a grande dificuldade tem sido a falta de público.

Eu sempre digo que a seleção natural foi feita, ou seja, alguns produtores se frustraram e desistiram, viram que não era pra eles, agora, só restam os que persistiram e merecemos que a população nos prestigie, afinal, os produtos que são oferecidos na feira são de qualidade e livre de agrotóxicos”, disse Wilson.

Sobre fortalecimento da agricultura familiar no município para a instalação do Centro de Comercialização de Produtos da Agricultura Familiar, o Mercado Municipal, o presidente da feira fala em concordância com o secretario municipal da agricultura, Anilson Prego, afirmando que o foco agora é a produção.

O seu Adivara Machado e sua esposa Marlene são alguns dos produtores que estão animados com a feira e com as perspectivas de futuro. Eles comercializam ovo caipira, carneiro, leitão, nata, banha, manteiga, requeijão, queijo, mel, melado, leite, entre outros produtos, prezando sempre pela cumplicidade com os clientes. Na barraca deles, que é a primeira do calçadão perto do Banco do Brasil, se o cliente levar 15 garrafas pet, ganha em troca uma garrafa de dois litros cheia de leite.

“Nós sempre precisamos de garrafas e aqui na cidade é comum que as pessoas tenham bastante, então pensamos em fazer essa troca e tem dado certo, tentamos sempre ser amigos do nosso cliente, acima de tudo”, ressaltou o feirante.

A Feira do Produtor acontece todos os sábados a partir das 14h no calçadão da Praça Cel. Valêncio de Brum, participe! Prestigie os produtores de Amambai e garanta a qualidade da alimentação da sua família.

A Feira acontece no sábado, a partir das 14h / Foto: Moreira Produções

Famílias da agricultura familiar vendem seus produtos na feira / Foto: Moreira Produções

Feirantes querem fortalecimento da Feira do Produtor de Amambai

O presidente da feira, Wilson de Assis  / Foto: Moreira Produções

Secretário Municipal de Agricultura, Anilson Prego, durante 1º debate para a implantação do Mercado Municipal em Amambai, realizado na UEMS no dia 25 de novembro de 2017 / Foto: Moreira Produções

Na barraca do seu Adivara, se o cliente levar 15 garrafas pet, ganha um litro de leite / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-