20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Novas instalações da Coopersa foram inauguradas nessa segunda-feira (10)

- Publicidade -

11/12/2018 09h41

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Após cerca de um ano em construção, foi inaugurada nessa terça-feira (10), a nova sede da Cooperativa Agroindustrial de Amambai (Coopersa).

A solenidade de inauguração contou com a presença dos diretores da cooperativa e familiares, lideranças ruralistas, representantes de entidades e autoridades do município de Amambai, que desejaram sucesso aos diretores na nova sede.

O presidente da cooperativa, Erny da Silva Agostini, disse que o momento é a concretização de um sonho iniciado em 1993 pelos 20 suinocultores que deram origem a Coopersa.

“Isso vem mostrar a força e garra de todos que por aqui passaram nestes 25 anos, vem para mostrar também que quando se trabalha junto e com o pensamento voltado para o mesmo lugar, não tem como dar errado e assim foi como aconteceu na nossa Coopersa (…) Agora teremos mais conforto para atender a cada um que precisar dos nossos serviços”, salientou.

Ele ainda lembrou que desde criança participava de eventos da Cooperativa junto do pai, XXX, que já era cooperado. “Eu creio que naqueles eventos uma semente foi plantada no meu coração, que fez com que eu tivesse coragem de assumir a presidência da cooperativa, tenho muito orgulho em hoje fazer parte da história da Coopersa”, disse.

Celso Régis, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS), disse ficar feliz por ver que em uma cidade do interior, o cooperativismo é tão forte e presente.

“São poucas as cooperativas que são genuinamente sul-mato-grosensses e vocês têm a felicidade de ter uma amambaiense, o que é motivo de muito orgulho (…) Muito se fala do setor agro, mas não lembram das dificuldades que os produtores passam para manter seus trabalhos, mas com certeza, a Coopersa está aqui para ajudar a cada produtor a vencer essas dificuldades”, comentou.

O prefeito de Amambai, Dr. Bandeira, que também esteve acompanhando a solenidade de inauguração parabenizou a diretoria da cooperativa. “Ficamos orgulhosos de saber que a Coopersa nasceu em Amambai, carrega as nossas cores, nossa força e a nossa cultura, nós sempre dizemos que Amambai é bom para morar e ótimo para investir e vemos que a Coopersa entendeu isso e aqui está o resultado: já são 25 anos fazendo história no nosso município”, afirmou.

A gerente administrativa da Coopersa, Simone Marssaro citando um a um, agradeceu a todos os colaboradores que diariamente contribuem para o crescimento e fortalecimento da cooperativa.

Autoridades presentes

Além das autoridades supracitadas participaram também solenidade de inauguração da Coopersa: o presidente do Rotary Clube de Amambai, Edimilson Sanches; Sérgio Barbosa, representando a Associação Comercial e Empresarial de Amambai; o Sargento Jefferson Vaz Estigarribia, o Comandante da Polícia Militar Ambiental (PMA) de Amambai; o presidente do Sindicato Rural de Amambai, Rodrigo Lorenzetti; Paulo Sérgio Gomes, representando o Clube de Laço União Amambaiense; o vice-prefeito de Amambai, Valter Brito; Juliano Bernardi, representando a maçonaria; Rodrigo Simões, representando a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) de Amambai e os vereadores, Roberto Dias e Luciano Maurício.

História da Coopersa

Foi nos idos dos anos 90, no princípio daquela década, em que se iniciava aqui, uma nova atividade, a desafiar os produtores da nossa região: nascia a suinocultura com status moderno, mas faltava uma unidade de produção de rações altamente tecnificadas, que fizesse frente às necessidades dos produtores envolvidos àquela época.

Foi dentro desta problemática, que, por iniciativa dos senhores Odair Bortolotto, Cladimir José Agostini, Claudir Agostini, e do saudoso Germano Bampi, aos quais se uniram também as famílias Machado, Giotti, Rossi, Agostini, Pereira de Lima e outros, que nascia, então uma cooperativa.

Não foi fácil compor a lista de 20 pessoas, número inicial de cooperados, mínimo exigido por lei, para dar aquele pontapé inicial no campo jurídico e institucional desta nossa cooperativa, a Coopersa. Após muitas reuniões e o processo de ter o aceite e a inclusão dos vinte nomes, em assembleia geral, ainda com comissão provisória, criava-se no dia 29 de junho de 1993, a Coopersa.

Hoje, aos 25 anos de existência, contando com 252 associados, a Coopersa trabalha com uma produção e comercialização de uma vasta gama de rações, sais minerais, e com a comercialização de agroquímicos, fertilizantes, produtos veterinários, enfim, com uma linha ampla de produtos para a agropecuária amambaiense e regional.

A Coopersa, na sua linha de produção, tem capacidade para produzir, anualmente, 104.000 sacas de suplemento mineral e de 8.320 toneladas de ração animal e acumula um patrimônio imobilizado de R$ 10.196.178, e de um capital líquido aos seus sócios, de R$ 6.009.798,00.

Veja como foi a inauguração:

O corta da fita de inauguração foi feito por Odair Bortolotto, Claudio Luiz Agostini, Claudir Agostini, Marcos Aurélio Alves, Jamir José Signori, Christiano Bortolotto e Erny Agostini / Foto: Moreira Produções

O presidente da cooperativa, Erny da Silva Agostini / Foto: Moreira Produções

Celso Régis, presidente do Sindicato e Organização das Cooperativas Brasileiras no Mato Grosso do Sul (OCB/MS) / Foto: Moreira Produções

Prefeito de Amambai, Dr. Bandeira / Foto: Moreira Produções

Novas instalações da Coopersa foram inauguradas nessa segunda-feira (10)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-