22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Profissionais da educação de Amambai protestaram contra a Reforma da Previdência

- Publicidade -

22/03/2019 15h12

Fonte: Assessoria Simted de Amambai

Amambai (MS)- Educadores das redes municipal e estadual de ensino de Amambai aderiram à paralisação contra a Reforma da Previdência realizada na manhã desta sexta-feira (22).

O movimento que serviu para demonstrar a insatisfação da categoria contra os pontos da reforma proposta pelo Governo Federal aconteceu em todo o Brasil. Em Campo o Grande, a concentração aconteceu na praça do Rádio Clube.

O Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) de Amambai disponibilizou um ônibus para levar trabalhadores até o ato da capital. 46 pessoas saíram de Amambai para irem até Campo Grande, porém ao estarem próximos a Dourados, o ônibus apresentou problema e os profissionais então decidiram ficar em Dourados mesmo e engrossar a manifestação que aconteceu naquela cidade.

Em Amambai

Para os profissionais que ficaram em Amambai, a manhã também foi de luta. O sindicato convocou os trabalhadores para um café da manhã e posteriormente foi feita uma passeata até a praça Cel. Valêncio de Brum, onde foi realizado um momento de reflexão sobre a Reforma da Previdência e uma panfletagem no semáforo.

Todas as escolas de Amambai, com exceção da escola estadual Dom Aquino Correa, aderiram ao movimento.

A vice-presidente do Simted, Rozana Fernandes parabenizou e agradeceu os professores e administrativos presentes, ressaltando a importância da união da categoria nesse momento em que direitos estão sendo retirados.

“Estamos satisfeitos com a adesão dos trabalhadores; o pessoal participou em massa do café da manhã, da passeata e da panfletagem e isso é muito válido porque este é um momento importante para todo o Brasil (…) Não podemos deixar que essa reforma seja aprovada do jeito que está”, ponderou.

Com a palavra, os professores

O professor da rede estadual de Amambai, Sivaldo Michenco, disse que o dia 22 de março será histórico. E que o Simted tomou a frente da organização por se tratar de um dos mais fortes sindicatos do município.

“Todas as centrais sindicais convocaram este movimento, mas como somos uma cidade de interior, o maior sindicato é o dos professores e por isso tomamos a frente (…) A importância desse dia é histórica, hoje foi o termômetro para podermos analisar a força da classe trabalhadora do Brasil”, afirmou.

A professora aposentada Cassia Meira explicou na prática um dos pontos que mais afeta a classe dos profissionais da educação.

“Hoje a professora que se aposentaria com 50 anos, vai se aposentar com 60 e o professor que se aposentaria com 55 vai se aposentar com 65, são 10 anos de trabalho a mais e isso não pode acontecer”, disse.

Já o docente das redes municipal e estadual de ensino, Hugney Nogueira, disse que a classe dos professores não está nas ruas lutando somente por seus direitos, mas também pelo direito de seus alunos e dos pais de seus alunos.

“Como em todos os anos o professor tomou a frente, mas na realidade a reforma vai atingir todo trabalhador, mas principalmente o assalariado, o trabalhador rural e o trabalhador braçal (…) Grande parte da sociedade não vai usufruir do que vai pagar de previdência e nós professores, enquanto formadores de opinião, não podemos deixar isso acontecer jamais. Temos que vir para a rua lutar pelos nossos direitos, pelos direitos dos nossos alunos e dos pais dos nossos alunos”, ressaltou.

A presidente da Câmara, vereadora Janete Córdoba, que é formada em pedagogia, também aderiu ao movimento e esteve panfletando junto dos professores.

Carta de Repúdio

Durante o café da manhã que deu início a paralisação ficou decidido que o Sindicato Municipal dos Trabalhadores em Educação (Simted) vai encaminhar uma carta de repúdio direcionada a escola estadual Dom Aquino Correa, tendo em vista que ela que foi a única instituição escolar da rede pública que não aderiu ao movimento.

Veja fotos da manifestação

Profissionais de todas as escolas de Amambai, com exceção da escola estadual Dom Aquino Correa, aderiram ao movimento / Foto: Moreira Produções

Participação dos servidores de Amambai na cidade de Dourados / Foto: Divulgação

Rozana Fernandes, vice-presidente do Simted / Foto: Moreira Produções

O professor da rede estadual de Amambai, Sivaldo Michenco / Foto: Moreira Produções

Professor Hugney Nogueira / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-