21.4 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

SEMED realiza programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

- Publicidade -

01/04/2019 14h09

Fonte: Amambai.gov

Em dezembro de 2007, a ONU estipulou o dia 2 de abril como o Dia Mundial de Conscientização do Autismo. Pessoas com TEA, pais, familiares, amigos, profissionais e instituições ligados à causa fazem campanhas de conscientização sobre o Transtorno do Espectro Autista, levando conhecimento à sociedade e estimulando as pessoas a refletirem sobre o tema.

O TEA é caracterizado por déficits e dificuldades na comunicação e interação social, associadas a interesses em atividades restritas e circunstanciais. O Transtorno é classificado, de acordo com a última versão do Manual Diagnostico e Estatístico de Transtornos Mentais (DSM/5), como sendo um transtorno do desenvolvimento cujas características clínicas – sintomatológicas iniciam nos primeiros anos da infância.

A programação para a data organizada pela Secretaria Municipal de Educação (SEMED) consiste em uma palestra com a psicóloga Milena Maia que terá como tema “O que não sabemos?”, com início às 18h30 no Auditório da Secretaria. Além disso serão realizadas atividades de conscientização com trabalhos realizados através das salas de recursos multifuncionais em toda a cidade.

Educação Especial

Em Amambai, a Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Educação (SEMED) procura efetivar um atendimento e acompanhamento com qualidade, na busca de atender as necessidades na busca de um ensino com qualidade que venha garantir a matricula, permanência e aprendizagem dos alunos com TEA.

Os serviços oferecidos através dos profissionais da Educação Especial, são de avaliações pedagógicas, atendimentos psicopedagógicos, atendimentos psicológicos, palestras para pais e professores, estudos de casos e capacitação continuada aos profissionais de Apoio objetivando melhor orientar o aluno, equipe escolar e família.

Para a efetivação desse trabalho contamos com a parceria da Secretaria Municipal de Saúde (SMS) na efetivação de outros encaminhamentos necessários, com outros profissionais para planejamento e execução de mobiliários e materiais escolares próprios, conforme necessidade especifica, bem como de profissionais da Escola Renascer (APAE) para atendimentos especializados quando necessário.

SEMED realiza programação alusiva ao Dia Mundial de Conscientização do Autismo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-