31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

TCC de amambaiense vira artigo e é publicado em revista da Espanha

- Publicidade -

01/02/2019 08h25

TCC de amambaiense vira artigo e é publicado em revista da Espanha

O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) de Jael Cantilio abordou o perfil dos egressos do curso de Licenciatura em Educação Física na Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD)

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Aos 35 anos, a amambaiense egressa do curso de Licenciatura em Educação Física da Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), Jael Cantilio teve uma surpresa nesta semana, quando foi informada por seu orientador do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC), que sua monografia havia sido aprovada para publicação em na revista espanhola, Jaén.

A revista é especializada em investigação da docência e é muito requisitada para publicações nacionais e internacionais, tendo uma visibilidade internacional muito grande, voltada para a área acadêmica.

No seu trabalho intitulado “Perfil dos Egressos do Curso de Educação Física da UFGD” Jael abordou o perfil dos egressos do curso. Nele, foram abordados temas como a estrutura do curso, bem como da universidade, as dificuldades dos acadêmicos em se manter em um curso superior, detalhes da formação e por fim, a atuação desses profissionais no mercado de trabalho. Para a publicação, o trabalho passou a se chamar Formação de professores de educação física em Mato Grosso do Sul – Brasil e o Dr. Gustavo foi o co-autor.

“Desde que eu entrei sabia o que queria pesquisar, eu gostaria de conhecer a realidade e o perfil desses egressos, já era uma curiosidade minha e ao conversar com meu professor da disciplina de ‘Métodos’, Doutor Gustavo Levandoski, ele se dispôs a me orientar”, explicou.

Foram um ano e meio de pesquisa. Leituras, elaboração e interpretação de questionários, além de páginas e mais páginas sendo escritas. Assim se resumia a rotina da estudante – que também é agente de saúde no município – nos momentos de folga e inclusive durante as viagens diárias até Dourados.

No mês de julho de 2018 ela defendeu seu TCC, sendo avaliada por uma banca composta por doutores da área da educação física e obteve uma excelente nota, o que vem para reafirmar a força de vontade e a competência de Jael.

Crescimento intelectual é o foco de Jael. Imediatamente após sua formação, ela já iniciou uma pós-graduação. “Eu não consigo ficar parada, amo estudar, pois sei da importância que isso tem na minha vida”, disse.

Dificuldades para sua formação

De uma família de 4 irmãos, criados unicamente pela mãe, ela é a primeira com formação superior e antes de ser agente de saúde, trabalhou por vários anos em um frigorífico. Para continuar o curso, ela lembra precisou sair do emprego.

“Eu não consegui conciliar a faculdade e o frigorífico, tive que fazer a escolha e optei pela minha formação, fiquei alguns meses desempregada até conseguir um novo emprego”, disse.

Além disso, outra dificuldade citada pela estudante é a distância percorrida diariamente até Dourados. Percurso entre ida e volta chega a quase 300 quilômetros.

“Uma das partes mais difícil com certeza é o translado diário, mas posso dizer que valeu a pena, me sinto realizada”, finalizou.

Veja a publicação do artigo na revista clicando aqui

Jael durante a defesa de seu TCC ao lado de seu orientador e co-autor do artigo publicado / Foto: Arquivo Pessoal

Foto: Arquivo Pessoal

Jael durante seu estágio na rede municipal de ensino de Amambai / Foto: Arquivo Pessoal

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-