23.7 C
Dourados
sábado, 20 de abril de 2024

Vereador quer fortalecer a produção de erva mate no município

- Publicidade -

24/04/2019 14h26

A proposição é do vereador Dilmar Bervian (DEM.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Com o objetivo de fortalecer a produção de erva-mate em Amambai, o vereador Dilmar Bervian solicitou, através do requerimento 082/2019, endereçado à Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do Brasil, Teresa Cristina, a viabilização de recursos para a produção sustentável de erva-mate no município.

O pedido foi feito tendo em vista que há em Amambai duas indústrias de erva-mate, a Erva-Mate São Roque e a Tereré 18 Anos, além da Associação dos Agricultores Familiares e Produtores de Erva Mate de Amambai e Região (Agrimate), que tem como objetivo fortalecer a produção de viveiros de mudas, auxílio plantio e assistência técnica, além de contribuir para o desenvolvimento do agronegócio no município.

“Entendemos ser de grande importância para o município, oferecer todo o suporte necessário para os produtores que estão desenvolvendo suas atividades, na produção e distribuição de mudas”, justificou o vereador.

Dilmar ainda explicou que há estudos sendo desenvolvidos sobre a viabilidade dessa produção sustentável.
O requerimento ressalta que é necessária a aquisição de equipamentos para o preparo, transporte, plantio e assistência técnica visando melhorar a qualidade do produto e, além disso, se faz necessário a viabilização de recursos via Instituições de Créditos, Fundo de Aval, juntamente com a União, Estados e Municípios, para implementar e ampliar a área plantada, produção e distribuição de mudas.

“Diante do exposto, solicitamos a liberação de recursos para implementar e ampliar a área plantada, incentivando o desenvolvimento da agricultura familiar, sendo que em nosso município existe um cinturão verde, composto de chácaras, três aldeias indígenas e quatro agrovilas”, defendeu Dilmar.

A reivindicação foi encaminhada a Ministra da Agricultura, Tereza Cristina, por intermédio da indicação número 082/2019, apresentada ao plenário do poder legislativo na sessão ordinária realizada na segunda-feira (22/04).

A erva-mate era conduzida pelo homem, através do raído - fardo de erva-mate que chegava a pesar 200 Kg. Foto: Arquivo Antônio Elias Maciel

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

20 de Abril – Dia do Disco

- Publicidade-