31.7 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Vereador quer técnicos de enfermagem indígenas no Hospital Regional

- Publicidade -

20/05/2019 21h39

Ismael afirma que a contração dos profissionais indígenas vai facilitar o atendimento de pacientes Guarani kaiowá na unidade de saúde

Fonte: Redação

Amambai (MS) – O vereador de Amambai, Ismael Guarani Kaiowá (MDB), está solicitando da prefeitura municipal a efetivação de parceria com o Hospital Reional de Amambai visando contratação e lotação de profissionais indígenas na função de Técnico de Enfermagem para atuarem no hospital.

De acordo com o vereador, a contratação de um profissional que domina a língua falada pelas comunidades indígenas do município vai melhorar o atendimento prestado pelo hospital, junto aos pacientes das aldeias Amambai, Limão Verde e Jaguari.

“Sabemos que vários indígenas não dominam o idioma português o que dificulta o atendimento e o diagnóstico dos pacientes Guarani Kaiowá, realizados no Hospital Regional”, ressalta o vereador.

Ismael lembra que a população indígena do município é de cerca de 12 mil pessoas e que existem profissionais qualificados na área para exercerem a função solicitada.

“Ressaltamos a importância da atuação dos referidos profissionais no Hospital Regional para contribuir com o atendimento à população indígena do nosso município, pois acreditamos que a comunicação em Guarani facilitará o atendimento”, reforça Ismael.

A reivindicação foi encaminhada ao executivo municipal, através do requerimento número 052/2019, aprovado pelos demais vereadores, na sessão ordinária, realizada nesta segunda-feira (20/05). O documento, enviado ao prefeito, é subscrito pelos vereadores Humberto Hasegawa (PSC), Carlinhos (PPS) e Maikell Ruiz (PP).

Foto: Moreira Produções/Arquivo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-