20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças

- Publicidade -

12/10/2011 06h00 – Atualizado em 12/10/2011 06h00

Da Redação / Com informações do portal Repórter de Cristo

Dia de Nossa Senhora Aparecida

A imagem de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada por dois pescadores do Rio Paraíba do Sul, na região de Guaratinguetá, estado de São Paulo, por volta do ano de 1717. Os pescadores Domingos Martins Garcia, João Alves e Filipe Pedroso já pescavam há bastante tempo, sem que conseguissem tirar peixe algum das águas do rio. Foi quando João trouxe em sua rede a parte correspondente ao corpo da imagem e, depois, lançando a rede um pouco mais distante, trouxe nela a cabeça da Senhora.

Dali por diante, a pescaria tornou-se copiosa e, receosos de que a quantidade de peixe trazida para os barcos ocasionasse um naufrágio, os três amigos voltaram para casa, trazendo a imagem e contando a todos o prodígio que haviam vivido.

O culto à Senhora não tardou a tomar vulto. À imagem, que representa Nossa Senhora da Conceição, logo foi dado o nome de Aparecida, por ter aparecido do meio das águas nas mãos dos pescadores. Inicialmente instalada em uma capela na vila dos pescadores, já por volta do ano de 1745 teve sua primeira igreja oficial, em torno da qual viria a nascer o povoado e o santuário de Aparecida.

A consagração de Nossa Senhora Aparecida como padroeira do Brasil ocorreu em 31 de maio de 1931, em uma celebração que reuniu, já naquela época, um milhão de pessoas. Os padres redentoristas, responsáveis pelo Santuário Nacional de Aparecida, foram os grandes animadores da construção da Basílica que hoje abriga a imagem da Senhora.

Em Amambai

Em Amambai, a celebração religiosa em comemoração ao dia da Padroeira do Brasil acontece nesta quarta-feira, 12, na Capela Santa Luzia, na Vila Limeira. A homenagem começa com a caminhada dos fieis que levam a imagem da santa até a comunidade Nossa Senhora Aparecida, próxima ao quartel do 17º RC Mec.

Segundo o pároco da Igreja Matriz de Amambai, o padre Raju Devarokonda, a festa está se tornando tradicional. “Nós realizamos a festa há três anos, pois não é muito tradicional aqui em Amambai, a festa maior é da padroeira do município mesmo, Nossa Senhora Auxiliadora, mas os devotos de Nossa Senhora Aparecida participam bastante da festa do dia 12”, diz o padre.

Dia das Crianças

O responsável pela criação do dia das crianças foi o deputado federal Galdino do Vale Filho, na década de 1920. Após ter sido aprovada pelos deputados, a data de 12 de Outubro foi oficializada pelo presidente Arthur Bernardes, através do decreto no 4867, de 5 de novembro de 1924.

A data só passou a ser celebrada somente na década de 1960, momento que a fábrica de Brinquedos Estrela decidiu fazer uma promoção em conjunto com a Johnson &Johnson, com o lançamento da “Semana do Bebê Robusto” que tinha por objetivo aumentar as vendas. Logo depois outras empresas decidiram criar a Semana da Criança com o mesmo intuito. No ano seguinte, os fabricantes de brinquedo decidiram escolher um único dia para a promoção. A partir daí, o dia 12 de Outubro passou a ser uma das datas mais importantes do ano para o ramo de brinquedos.

O dia das crianças é a segunda data mais importante para o comércio, perdendo somente para o Natal.

A organização das Nações Unidas (ONU) comemora o dia de todas as crianças do mundo em 20 de Novembro, data em que os países aprovaram a Declaração dos Direitos das Crianças.

No Japão, o dia é comemorado em 5 de Maio, para os meninos, com exposição de bonecos que lembram samurais, para as meninas a comemoração é no dia 3 de Março, com exposição de bonecas. A China também comemora no dia 5 de Maio.

Na Nova Zelândia a comemoração é no primeiro domingo de Março, diferencia-se de algumas comemorações por não ser um dia para presentes e sim um dia onde se passa tempo com a família, para rir e brincar.

Em Moçambique a celebração é no dia 1 de Junho, este foi instituído para assinalar o dia em que muitas crianças de pouca idade foram cruelmente assassinadas a sangue frio pelas forças nazistas em Junho de 1943.

Por Patrícia Lopes / Equipe Brasil Escola

Crianças e Nossa Senhora Aparecida são homenageadas neste 12 de outubro.

Em Amambai, a celebração religiosa em comemoração ao dia da Padroeira do Brasil acontece nesta quarta-feira, 12, na Capela Santa Luzia, na Vila Limeira.

12 de outubro: Dia de Nossa Senhora Aparecida e das Crianças

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-