28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

14 de Janeiro – Dia do Enfermo

- Publicidade -

14/01/2015 07h49 – Atualizado em 14/01/2015 07h49

Fonte: Portal São Francisco

Não há nada que se parece mais com um necrotério que um hospital. No lugar do mundo onde mais seria necessário muito amor e muito carinho há uma brancura, uma frieza, um cheiro de remédio que é feito para matar as pessoas, não para faze-las viver…

Esse trecho, retirado do livro Amores Possíveis de José Ângelo Gaiarsa descreve o que muita gente sente quando precisa de serviços médicos. As práticas de saúde são vistas como métodos extremamente técnicos e objetivos. Por causa disso, muitas vezes o relacionamento entre profissionais e pacientes fica prejudicado.

Já está mais que provado que o ser humano consegue se reabilitar não apenas com remédios. O bem estar psicológico e mental é imprescindível para uma recuperação menos dolorosa e mais rápida.

Em 2002, O Ministério da Saúde lançou um programa de humanização para transformar os hospitais em ambientes menos duros. A humanização não engloba apenas a relação profissional de saúde-paciente, mas também uma tentativa de diminuir o sofrimento causado pela doença.

Existem projetos em vários hospitais do Brasil que trabalham nessa vertente. Nesses hospitais, grupos de contadores de estórias incentivam a literatura e diminuem a angústia das crianças. Doutores palhaços tentam levar alegria para um lugar já cheio de tristeza.

14 de Janeiro - Dia do Enfermo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-