19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

24 de Março – Dia Mundial de Combate a Tuberculose

- Publicidade -

24/03/2015 07h43 – Atualizado em 24/03/2015 07h43

Fonte: CFO

Hoje, 24 de março, é o “Dia Mundial de Combate a Tuberculose”. A campanha tem como meta orientar a população, divulgar os sintomas da tuberculose e encorajar as pessoas com suspeita de contágio a buscarem tratamento.

Ele pode ser feito em uma unidade de saúde para realização do exame – oferecido gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS) – de baciloscopia. A tuberculose atinge principalmente os pulmões, mas pode ocorrer em outras partes do nosso corpo, como nos gânglios, rins, ossos, intestinos e meninges.

A campanha foi lançada em 1982, em homenagem aos 100 anos do anúncio do descobrimento do bacilo causador da tuberculose, ocorrido em 24 de março de 1882, pelo médico Robert Koch. Este foi um grande passo na luta pelo controle e eliminação da doença que, na época, dizimou grande parcela da população mundial e hoje persiste com 8 milhões de doentes e 3 milhões de mortes anuais.

Quando o doente tosse, fala ou espirra ele espalha no ar pequenas gotas onde ficam armazenados os micróbios. Dessa forma, uma pessoa com boa saúde, que respire este ar, pode levar este micróbio para os pulmões. É assim que acontece o contágio: o micróbio da tuberculose (bacilo de Koch) penetra no organismo das pessoas pela respiração. Portanto, a doença não se transmite pelo sexo, pelo sangue contaminado, pelo beijo, pelo copo, pelos talheres, pela roupa, pelo colchão.

A causa está ligada às questões socioeconômicas, sendo uma das doenças mais antigas que se tem relato na humanidade. Por isso, ela está incluída na lista das prioridades do Ministério da Saúde.

Nos últimos anos, o Brasil e o mundo vêm ampliando esforços para o controle da tuberculose, que continua sendo um grande problema de saúde pública, essencialmente em função do aparecimento da Aids, do aumento do processo migratório e da pobreza. Os índices da doença, que diminuíam gradativamente na década de 80, voltaram a crescer nos anos 90, associados ao também risco de aparecimento de bacilos resistentes.

Emagrecimento, canseira, febre baixa no final do dia, suor à noite e tosse com expectoração são os sintomas da tuberculose. Podendo também existir gânglios no pescoço. A tuberculose não pode ser detectada somente por um exame físico. A prevenção da doença é feita através da vacinação com BCG em crianças menores de cinco anos e o encaminhamento de pessoas que convivem com o doente e os que têm sintomas respiratórios à Unidade Básica de Saúde para fazer exames.

Apesar de ser uma moléstia grave que pode levar à morte, o tratamento adequado garante a cura do paciente. Ao surgir sintomas como tosse por mais de três semanas, procure, rapidamente, a unidade de saúde mais próxima. O diagnóstico e o tratamento são oferecidos gratuitamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS).

24 de Março - Dia Mundial de Combate a Tuberculose

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-