26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Acompanhamento de Safra-Soja

- Publicidade -

20/04/2017 09h06

Fonte: Aprosoja

Preço e Rentabilidade Diversos fatores estão pressionando as cotações da soja em Chicago: A Safra no Brasil está sendo estimada entre 107 e 111 milhões de tons, bem acima das 95 milhões de tons colhidas ano passado. Na Argentina, ao que tudo indica, as inundações e estiagens não tiveram o impacto esperado na produtividade. À época, a expectativa era que a produção não passasse de 50 milhões de tons, hoje, com o início da colheita, a previsão é de colher perto de 56,5 milhões de tons. Nos EUA espera-se um aumento na área plantada com soja, que deve chegar ao recorde de 37 milhões de hectares, muito em função da baixa rentabilidade esperada para o milho. O preço da soja na CBOT está na faixa dos USD 9,40/bu para o vencimento maio. Tanto o preço em Chicago quanto o câmbio estão em níveis desfavoráveis para o produtor rural brasileiro.

Observa-se na tabela acima que a venda antecipada foi vantajosa para os produtores, uma vez que os preços no mercado spot e preços futuros com vencimentos próximos estão bem abaixo das cotações de meses passados. Lembrando que o Preço Médio de Venda leva em conta as fixações de preço e vendas antecipadas desde o início da safra em 2016, vendas no mercado spot e uma projeção de preços para as vendas a serem realizadas ao longo de 2017

A rentabilidade estimada para quem planta em área própria é bem satisfatória na maioria das praças. Já os produtores 100% arrendatários estão com o operacional próximo ao breakeven. Se levarmos em conta os outros custos, como parcelas de dívidas de investimento e despesas pessoais, os produtores arrendatários podem ficar com o caixa negativo. No caso da Bahia, a rentabilidade estimada de 23% não deve ser suficiente para cobrir os passivos trazidos das safras anteriores, pois foram quatro anos seguidos de problemas climáticos. Colheita, Produção e Comercialização A colheita da soja alcançou 78% da área plantada e está praticamente finalizada no Centro-Oeste e SP. As chuvas foram boas em quase todas as regiões. Apesar da safra mais favorável esse ano, algumas regiões do MATOPIBA apresentaram produtividade um pouco aquém do esperado.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-