16 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Brasil organiza, em Viena, evento sobre combate à corrupção nos esportes

- Publicidade -

06/06/2018 07h49

Brasil organiza, em Viena, evento sobre combate à corrupção nos esportesTítulo

Reunião, que termina nesta quarta-feira, também é presidido por Rússia, Índia, China e África do Sul, Brics; reunião acontece na sede do Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc.

Fonte: ONU News

O Brasil e as outras nações que formam os Brics (Rússia, Índia, China e África do Sul) estão organizando uma conferência sobre corrupção nos esportes. O evento de dois dias, termina nesta quarta-feira, com 250 participantes de 60 países, sendo uma parceria com o Escritório da ONU sobre Drogas e Crime, Unodc.

O diretor-executivo da agência, Yury Fedotov, declarou que “o esporte está em crise”, porque escândalos ligados ao setor tornaram-se comuns, com alegações de corrupção endêmica e envolvimento com o crime organizado. Alguns exemplos são manipulação de resultados de partidas e apostas ilegais.

Integridade

Falando na abertura da conferência, o diretor do Unodc explicou que cada vez mais as pessoas entendem que “proteger os esportes da corrupção representa um investimento, que traz claros benefícios econômicos e sociais”.

Para Fedotov, a comunidade internacional precisa promover a integridade e barrar os criminosos que exploram os esportes para ganhos ilícitos. O diretor do Unodc lembra que os esportes são uma força para o desenvolvimento e a paz.

Ele ressaltou a importância de entidades como o Comitê Olímpico Internacional, COI, e a Federação Internacional de Futebol, a Fifa, na promoção da integridade dos esportes no mundo. As duas entidades estão participando da conferência.

Em novembro do ano passado, os 183 Estados-membros do Unodc adotaram uma resolução sobre Corrupção no Esporte, que representa “um marco” para combater a prática.

Unic Tóquio/Takashi OkanoUnodc: proteger os esportes da corrupção representa um investimento, que traz claros benefícios econômicos e sociais.

ONU News/Liz ScaffidiDiretor-executivo da agência, Yury Fedotov

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-