30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

No último dia, Temer nomeia Carlos Marun para conselho de Itaipu

- Publicidade -

01/01/2019 10h35

Fonte: TNH1

Antes de encerrar o mandato de presidente da República, Michel Temer (MDB) nomeou o ministro da Secretaria de Governo, Carlos Marun (MDB), para a função de conselheiro de Itaipu Binacional. A decisão foi publicada no Diário Oficial nessa segunda-feira (31).

Defensor do então deputado Eduardo Cunha (MDB-RJ) durante seu primeiro mandato na Câmara, Marun se tornou um dos principais aliados de Temer no Congresso, ganhando o apelido de cão de guarda do presidente.

No fim de 2017, foi nomeado para comandar a articulação política do Palácio do Planalto, à frente da Secretaria de Governo. Sua principal missão seria a de negociar a aprovação da reforma da Previdência. A tentativa, porém, não teve sucesso.

O mandato no conselho de administração de Itaipu terá validade até 16 de maio de 2020. Ele substituirá o advogado Frederico de Oliveira, servidor da Casa Civil.

Procurado pela reportagem, Marun disse que o posto lhe interessava e que informou ao presidente que ele ficaria vago com o pedido de saída de Oliveira, publicada também nesta segunda-feira.

“Discuti com ele o assunto e disse que esta vaga me interessaria. Ele entendeu que eu possuo os predicados para o exercício da função e me nomeou”, disse.

Marun afirmou que, com a nomeação, se afastará da política “por um tempo”. Ele informou que renunciou ao mandato de deputado federal e que já pediu seu desligamento de funções que exercia no MDB.

A Lei das Estatais, sancionada por Temer em junho de 2016 para impedir ingerência política em empresas públicas, impede a indicação de ministros de estado a cargos de gestão nessas empresas.

Porém, também no Diário Oficial desta segunda, foi publicada a exoneração de Marun do cargo de ministro.

A regra sancionada por Temer estabelece também que a indicação é vedada para pessoa que atuou em estrutura decisória de partido político nos últimos três anos. Marun é hoje terceiro vice-presidente da comissão executiva do MDB-MS.

A norma de governança das estatais traz ainda uma série de exigências para as nomeações. Entre elas, a necessidade de no mínimo dez anos de experiência na área de atuação da empresa pública, ou quatro anos em cargo de companhia com porte semelhante, ou quatro anos de experiência como profissional liberal em atividade ligada a essa mesma área.

Marun é engenheiro civil e advogado. Além de deputado federal, já foi deputado estadual e vereador. Nos últimos meses, ele vinha dizendo que deixaria a vida pública após o encerramento do mandato de Temer e passaria a atuar como advogado.

Neste mês também, o presidente indicou o aliado André Moura (PSC-SE), líder do governo no Congresso Nacional, para uma vaga de diretor da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária).

Nesta segunda-feira, começaram a ser publicadas as exonerações da atual administração, como a do secretário-geral das Relações Exteriores. Elas serão finalizadas na terça-feira (1º), com a demissão de todo o primeiro escalão.

No último dia, Temer nomeia Carlos Marun para conselho de Itaipu

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-