16 C
Dourados
quinta-feira, 18 de abril de 2024

Preconceituosos do Twitter usam sistema para turbinar número de seguidores

- Publicidade -

12/12/2011 14h23 – Atualizado em 12/12/2011 14h23

Fonte: Portal R7

Um perfil com milhares de seguidores chamou a atenção dos usuários do Twitter nesta segunda-feira (12) por fazer posts preconceituosos. O perfil identificado como Karine Melchior (@KarineMelS2) conta com 16 mil seguidores e posta conteúdo contra negros. Em uma hora, o perfil recebeu cerca de 25 respostas de outros usuários da rede.

“Ai, sério gente, sem brincadeira agora. Jamais ficaria com um garoto negro, acho simplesmente eles nojentos… tudo menos negro”, escreveu a garota.

Ferramentas de métricas do Twitter demonstram que o perfil de Karine Melchior foi provavelmente criado por hackers. Sites como Twitter Counter, Twitalyzer e Twitaholic passaram a captar os posts dela a partir desta segunda-feira ou ainda não tem dados – fato raro para um perfil com tantos seguidores.

Outro fato que aponta que o perfil usou script é a idade. O TweetDeck, programa que integra várias redes sociais e dá ferramentas, diz que @KarineMelS2 foi criado no dia 22 de setembro deste ano. Raramente uma pessoa que não é figura pública consegue tantos seguidores em tão pouco tempo.

O uso de script (espécie de núcleo de programas que executam tarefas em um computador) para conseguir seguidores é técnica comum para anabolizar perfis. Há empresas que cobram para dar mais seguidores para um usuário com essa técnica.

Na sexta-feira (9), o perfil de Sophia Fernandes, então com 36 mil seguidores, fez uma campanha contra os nordestinos. Nesta segunda-feira, o perfil conta com apenas 1.612 seguidores e avisos de que o perfil foi supostamente hackeado pelo grupo Annonymous. O perfil de Sophia também contava com crescimento fora do normal.

Assim como no caso de Sophia, o perfil de Karine está gerando reações iradas entre os usuários da rede social.

No final de semana, corriam rumores pelas redes sociais de um novo ataque hacker. Dessa vez, seria o perfil @H4x0rBRNews, que atualmente está fora do ar e chegou a ter mais de 40 mil seguidores sem nenhum tuite.

Respostas à usuária @KarineMelS2.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-