15.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Top 10 Compositores de Música Popular Brasileira

- Publicidade -

15/01/2019 09h48

Fonte: Wondershare

O termo “música popular brasileira” surgiu originalmente nos séculos XVI e XVII mas apenas vem encantando nosso povo de uma forma mais presente desde 1966, altura em que reinava a segunda geração da Bossa Nova. A música popular brasileira combinava dois movimentos musicais diferentes, a Bossa Nova e o folclore. As ideologias destes dois gêneros musicais foram combinadas de forma perfeita na luta contra o regime militar brasileiro na altura. Hoje em dia, a música popular brasileira é composta por sons de origem africana, fanfarras militares, músicas religiosas e músicas eruditas europeias. Além disso, começou a contar a partir do séc.XX também com o famoso samba, música característica do Brasil. Em baixo você pode conferir 10 dos compositores de música popular brasileira mais influente de todos os tempos e deliciar-se com suas obras fantásticas.

Part 1: Elis Regina

Elis Regina reúne consenso entre os amantes de música como a maior cantora brasileira de todos os tempos. Nascida em Porto Alegre a 17 de Março de 1945, faleceu apenas com 36 anos em São Paulo, no dia 19 de Janeiro de 1982. Elis era dona de uma voz única e especial, e tal como muitos outros cantores brasileiros, consagrou-se nos festivais de Música Popular Brasileira em São Paulo a partir de 1966. Elis Regina era conhecida pela forma especial como cantava, sempre cheia de alma que comovia seus ouvintes.

10 Músicas de Elis Regina:

Águas de Março
Atrás da Porta
Bala Com Bala
Cartomante
Casa No Campo
Como Nossos Pais
Madalena
Nada Será Como Antes
Romaria
Triste

Part 2: Tim Maia

Tim Maia é considerado com o Rei da Música Soul no Brasil e um dos principais pioneiros da música popular brasileira. Tim era dono de uma voz incrível e era um cantor extremamente talentoso, como nunca tinha aparecido nenhum antes. Tim Maia faleceu em 1998 e deixou um grande vazio na música popular brasileira.

10 Músicas de Tim Maia:

Acenda o Farol
Azul da cor do mar
Bom Senso
Do Leme Ao Pontal
Gostava tanto de você
No Caminho do Bem
O descobridor dos sete mares
Paz Interior
Universo em Desencanto
Vale tudo

Part 3: Wilson Simonal

Wilson Simonal é uma figura contagiante e um nome incontornável da música popular brasileira. Era um homem de espetáculos com uma voz e um carisma impressionantes. Subiu a pulso na vida, nunca se deixando ir abaixo pelo preconceito de ter nascido negro e pobre. Teve anos bastante duros durante a ditadura militar no Brasil.

10 Músicas de Wilson Simonal:

Carango
Lobo Bobo
Nana
Nem vem que não tem
Prece ao Vento
Que Maravilha
Tributo a Martin Luther King
Tudo de Você
Vesti Azul
Zazueira

Part 4: Chico Buarque

Precisa de palavras para descrever este artista lendário? Francisco Buarque Hollanda, mais conhecido como Chico Buarque, é oriundo do Rio de Janeiro e um dos maiores nomes associados à música popular brasileira. Buarque é músico, escritor e dramaturgo. Apesar de ser mais conhecido por suas músicas, algumas das suas obras teatrais são: Calabar, Roda Viva, Ópera do Malandro; na literatura Estorvo, Benjamim, Budapeste, Leite Derramado. Confira em baixo algumas das suas músicas mais famosas.

10 Músicas de Chico Buarque:

Quem te viu, quem te vê
Apesar de você
Quotidiano
Construção / Deus lhe pague
O que será (à flor da pele)
Olhos nos olhos
Pedaço de mim
Cálice
Geni e o Zepelim
Eu te amo

Part 5: Ney Matogrosso

Diz-se que Ney Matogrosso é mais influente do que todos os outros artistas do gênero por ser um excepcional cantor dono de uma vez sem comparação. Ele faz uso da garganta e do corpo como mais ninguém é capaz, deliciando todos os amantes da música popular brasileira e não só. Ney Matogrosso começou a fazer sucesso desde muito cedo, quando ainda integrava a banda Secos e Molhados.

10 Músicas de Ney Matogrosso:

Acontece
As Rosas Não Falam
Balada do Louco
Homem com H
Novamente
Peito vazio
Poema
Sangue Latino
Tive sim
Veja Bem, Meu Bem

Part 6: Caetano Veloso

Caetano Veloso nasceu a 7 de Agosto de 1942 e é um baiano de gema e irmão de Maria Bethânia, outro nome incontornável da música popular brasileira como veremos de seguida. Veloso é música, produtor e escritor e é um dos nomes mais conceituados do gênero, juntamente com sua irmã. Tal como outros nomes consagrados do gênero, os dois participaram nos Festivais de Música Popular Brasileira da Record nos finais dos anos 60. Algumas das suas melhores obras são: Alegria, alegria, É Proibido Proibir, No dia em que vim-me embora, Tropicália, Soy loco por ti América, Superbacana, Trem das cores, Tigresa, Terra, Oração ao tempo, Beleza pura, Cajuína, dentre outras com veremos em baixo.

10 Músicas de Caetano Veloso:

Alegria, Alegria
Irene
Não Enche
O Leãozinho
Odara
Queixa
Sampa
Sozinho
Superbacana
Tropicália

Part 7: Maria Bethânia

Maria Bethânia, como já vimos ser irmã de Caetano Veloso, é conhecida por ser bastante recatada e gostar de ficar longe dos holofotes da fama. A sua vocação natural para maravilhar os outros com suas canções faz dela uma artista simplesmente fantástica e que alegra o dia de qualquer um. Foi uma das cantoras mais influentes da década de 60 e ainda hoje é considerada como uma referência da música popular brasileira, ao ponto de ter sido considerada a 5ª maior voz da música popular brasileira pela revista “Rolling Stones”. Algumas das suas músicas mais conhecidas são:

10 Músicas de Maria Bethânia:

Cheiro de amor
Grito de alerta
Negue
O meu amor
Olhos nos olhos
Reconvexo
Ronda
Samba de roda
Sonho meu
Terezinha

Part 8: Gal Costa

Maria da Graça Costa Penna Burgos, mais conhecida como Gal Costa, nasceu em Salvador em 1945 e é uma cantora famosa de música popular brasileira. Juntamente com Caetano Veloso, Maria Bethânia e outros, tornou-se num dos nomes mais conhecidos deste estilo musical. Sua carreira não começou da melhor forma, participou no I Festival da Canção em 1966 com a música Minha Senhora, que não teve grande sucesso. A partir daí começou a ter mais influência e hoje aos 70 anos ainda é considerada uma das maiores fontes de inspiração para os amantes de música popular brasileira.

10 Músicas de Gal Costa:

Baby
Desafinado
Divino, maravilhoso
Falsa Baiana
Festa do Interior
Garota de Ipanema
Lost in the Paradise
Não identificado
Sebastiana
Vou recomeçar

Part 9: Nelson Gonçalves

Nelson Gonçalves – seu nome próprio é Antônio Gonçalves Sobral – nasceu em 1919 no Rio de Janeiro e faleceu a 18 de Abril de 1998 – foi um dos maiores cantores e compositores de música popular brasileira. Vendeu mais de 75 milhões de cópia, ficando apenas aquém do consagrado Roberto Carlos. Sua vida está cheia de curiosidades. Nelson Gonçalves cresceu pobre e quando era criança tocava em feiras para sustentar a família. Além disso, fazia outros serviços e fingia ser cego enquanto tocava violino para ganhar mais algumas gorjetas. Além de ser cantor, Nelson tornou-se lutador de boxe e aos dezasseis anos ganhou o título de campeão paulista.

10 Músicas de Nelson Gonçalves:

A Volta do Boêmio
Carlos Gardel
Deusa do Asfalto
Fica Comigo esta Noite
Mariposa
Meu Dilema
Naquela Mesa
Nega Manhosa
Pensando em Ti
Renúncia

Part 10: Emílio Santiago

Emilio Santiago (1946-2013) foi um grande cantor de música popular brasileira e muitos especialistas afirmaram que tinha a voz mais “perfeita” do Brasil. Santiago começou por querer ser advogado, depois diplomata até começar a cantar nos bares da faculdade. Emílio não tinha vontade de se tornar num cantor profissional nem considerava essa hipótese, mas após vencer um concurso de música, o seu “bichinho” para esta área acabou por aparecer. Faleceu em 2013 após sofrer um AVC.

10 Músicas de Emílio Santiago:

Bananeira
Descarrego
Lembra de mim
Nega
Pelo Amor de Deus
Quero Alegria
Saigon
Tristeza de nos dois
Trocando em Miúdos
Verdade Chinesa

Elis Regina

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-