27.4 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Consumo de etanol cresce 48,7% e de gasolina cai 8% em MS

- Publicidade -

14/11/2018 11h24

Apesar do aumento, a participação do biocombustível no mercado, ainda, é de 15%

Fonte: CG News/Danielle Valentim

De janeiro a setembro de 2018, o consumo de etanol hidratado atingiu 91,6 milhões de litros em Mato Grosso do Sul, um crescimento de 48,7%, comparado ao mesmo período acumulado do ano passado. Os dados são da ANP (Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis).

Em contrapartida, o consumo da gasolina C caiu 8% com relação a 2017, sendo comercializados 409,7 milhões de litros de janeiro a setembro. No mês de setembro, foram consumidos 55,5 milhões de litros, enquanto que no mesmo mês do ano passado o consumo alcançou 64 milhões de litros, queda de 13%.

Para o presidente da Biosul (Associação de Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), Roberto Hollanda Filho, o etanol tem se tornado cada vez mais competitivo frente à gasolina e isso reflete em toda a cadeia, desde a produção até o consumo.

“A paridade com a gasolina favoreceu o consumo do etanol, no entanto, a participação do etanol no mercado do Mato Grosso do Sul ainda é pequena com relação a outros Estados importantes na produção do combustível”, considera.

Em Mato Grosso do Sul, a comercialização do etanol hidratado corresponde a 15% do mercado, enquanto em São Paulo já atingiu 52% e Goiás 53%.

De toda forma, com essa maior demanda de consumo no Estado, o etanol hidratado aumentou sua participação no Ciclo Otto – nome genérico dado ao mercado de combustíveis que considera motores que utilizam etanol ou gasolina. De janeiro a setembro, o biocombustível cresceu em 4% a sua presença no mercado, comparado ao ano anterior.

Ainda de acordo com dados da ANP, em Mato Grosso do Sul, a média de paridade no preço do etanol e da gasolina ao longo do ano foi de 79,8%. Em setembro, foi registrado o menor valor de paridade dos preços entre os respectivos combustíveis, que ficou em 74,2%.

O cenário em MS acompanha o nacional, a comercialização do etanol hidratado também foi acima da média. De janeiro a setembro, as vendas do biocombustível cresceram 41,3%. Segundo os dados da ANP, o mês de setembro também foi negativo para as vendas de Gasolina C. O combustível fóssil atingiu o menor nível dos últimos cinco anos pelo sexto mês consecutivo com volume de 2,8 milhões de m³, queda de 17,3%.

Divulgação.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-