Deputados estaduais são diplomados na Capital

Deputados estaduais são diplomados na Capital; conheça os perfis

No último dia 3 de outubro, o TRE/MS (Tribunal Regional Eleitoral) confirmou a lista com os 24 deputados estaduais eleitos para o mandato de quatro anos na Assembleia Legislativa. Pela relação, dez nomes são novidades e 14 conquistaram a reeleição.

Grande parte dos deputados eleitos, em entrevista ao Campo Grande News, antes da diplomação, disseram que vão honrar cada voto conferido e que irão se empenhar em buscar alternativas junto ao governo do estado para beneficiar cidades do estado, bem como elaborar projetos de lei de grande relevância para a população, nas mais diferentes áreas, como: saúde, educação, assistência social, meio ambiente etc.

Confira os perfis dos 24 deputados eleitos para os próximos quatro anos:

ALCIDES BERNAL - PP Ele é conhecido por seu trabalho como comunicador de rádio e televisão – tem programa na FM Cidade de Campo Grande e apresenta o programa Balanço Geral, na TV MS Record. É formado em Direito e está em seu segundo mandato na Câmara Municipal de Campo Grande.

ANTÔNIO CARLOS ARROYO - PR Antonio Carlos Arroyo (PR) tem 77 anos e é formado em Engenharia Civil pela UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul). Em 1978 asssumiu a Secretaria de Obras de Campo Grande. Arroyo está em seu quarto mandato como deputado estadual.

CARLOS MARUN - PMDB Natural de Porto Alegre (RS), é formado em Engenharia Civil e Direito. Em 1996, assumiu como Secretário Municipal de Assuntos Fundiários de Campo Grande. Em 2004, passou a ser Diretor-Presidente da Emha (Empresa Municipal de Habitação). Candidatou-se a governador nas eleições de 2002, mas só em 2005 foi eleito vereador em Campo Grande. Eleito em 2006 para o primeiro mandato de deputado estadual, licenciou-se para assumir a Secretaria de Estado de Habitação e das Cidades.

CABO ALMI - PT José Almi Pereira Moura, popularmente conhecido como Cabo Almi, atualmente é vereador de Campo Grande pelo PT e com as eleições de hoje, a partir do dia 1º de janeiro de 2011 será empossado deputado estadual cumprindo o primeiro mandato. Natural do Paraná, ele veio para Campo Grande em 1981 e na Casa Municipal de Leis, tem lutado para aprovar a isenção da tarifa de contribuição de melhorias para idosos e estendimento do horário de entrega de medicamentos controlados nas unidades básicas de saúde do município.

DIOGO TITA - PPS Diogo Robalinho de Queiros, o Diogo Tita, é formado em Administração e Direito. Advogou por 20 anos, foi presidente da Subseção da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) de Paranaíba, diretor de escola pública, prefeito de Paranaíba por um mandato e, em 2006, obteve 14.718 votos para deputado estadual.

DIONE HASHIOKA - PSDB Nascida em Iacri (SP), Dione Hashioka foi eleita para um segundo mandato. Ela é formada em odontologia, foi primeira-dama da Nova Andradina (é casada com Roberto Hashioka) e vice-presidente do Instituto Mulheres em Ação do Vale do Ivinhema.

EDUARDO ROCHA - PMDB José Eduardo Barbosa Rocha nasceu em Birigui (SP) e é economista. Ele é presidente do PMDB em Três Lagoas e nunca havia exercido cargo público. Eduardo Rocha casado com a vice-governadora eleita Simone Tebet.

FELIPE ORRO - PDT Eleito pela coligação "A Força do Povo 2", Luiz Felpe Ribeiro Orro (PDT) tem 41 anos é advogado, casado e foi prefeito de Aquidauana (135 km de Campo Grande).

GEORGE TAKIMOTO - PSL George Takimoto (PSL) é médico e é considerado referência no tratamento de saúde da população de Dourados. Takimoto é ex-vice-governador de Mato Grosso do Sul.

JERSON DOMINGOS - PMDB É atual presidente da Assembléia Legislativa. Tem cargo eletivo desde 1995 e agora vai assumir o quinto mandato no parlamento estadual. Foi reeleito em 2002, com 26.120 e em 2006 com 32.352 votos, pelo quarto mandato consecutivo.

JUNIOR MOCHI - PMDB Advogado, natural de Itápolis (SP), foi eleito para o primeiro mandato de deputado estadual em 2006, com 25.691 votos. Foi funcionário do Banco do Brasil, depois prefeito de Coxim, entre 1996 e 2004. Atualmente, é secretário geral do Diretório Regional do PMDB em Mato Grosso do Sul.

LAERTE TETILA - PT Formado em Geografia e foi vereador em Dourados no período de 1992 a 1998. Ele foi eleito prefeito da segunda maior cidade do Estado por dois mandatos (2001-2004 e 2005-2008).

LAURO DAVI - PSB Lauro Davi (PSB) é casado, pai de três filhos e presidente da Cassems há três mandatos. Ele é formado em Direito e Pedagogia, tem mestrado em Educação, foi diretor geral do Previsul (Fundo de Previdência Social de Mato Grosso do Sul)e vice-presidente da ADP (Associação Douradense de Professores).

LONDRES MACHADO - PR Bacharel em Ciências Jurídicas, ele vai para o 11º mandato na Assembléia Legislativa. Foi presidente da casa já por seis vezes. Seus primeiros mandatos como deputado estadual foram exercidos nos períodos de 1971 a 1974 e de 1975 a 1979, ainda pelo Estado de Mato Grosso uno. Em 2006 foi reeleito deputado estadual com 37.797 votos

MARA CASEIRO - PT do B É formada em Odontologia e em 1992 iniciou na vida política, como vice-prefeita de Eldorado, cidade no Cone-Sul do Estado. Em 1996 se elegeu a vereadora mais votada do município, foi presidente da Câmara e em 2000 venceu a eleição para a prefeitura da cidade. Foi reeleita em 2004.

MÁRCIO FERNANDES - PTdoB Filiado ao PT do B, o médico veterinário Marcio Fernandes está em seu primeiro mandato e caminha para o segundo. Ele tem seu trabalho pautado em ações voltadas ao agronegócio, defesa sanitária animal, geração de renda, com atenção especial a produção de biodiesel.

MÁRCIO MONTEIRO - PSDB Bacharel em Direito e produtor rural, Márcio Monteiro foi prefeito por duas vezes de Jardim (1997/2000 – 2001/2004), diretor da Assomasul (Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul) e exerceu o cargo de secretário estadual de Meio Ambiente, Planejamento, Ciência e Tecnologia, além de presidente do Imasul (Instituto de Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul).

MARQUINHOS TRAD - PMDB Filho do deputado federal Nelson Trad, é advogado há 20 anos. Marquinhos e já foi conselheiro estadual da OAB/MS e é professor da UCDB, Estácio de Sá, FACSUL e titular dos cursos de pós-graduação na Uniderp e Unaes. Em 2004 foi eleito vereador de Campo Grande, com 11.045 votos. Em 2006, foi o quinto mais votado deputado estadual, com 35.777 votos.

MAURÍCIO PICARELLI - PMDB Apresentador de TV, natural de Bauru (SP), é parlamentar desde 1987, está na sexta legislatura e hoje é Corregedor-Geral da Assembleia Legislativa e 2º Vice-Presidente da Casa. Na Assembleia, já foi presidente da CPI da desnutrição e mortalidade infantil indígena e relator da CPI que investigou os empreendimentos do Reverendo Moon.

ONEVAN DE MATOS - PSDB Nasceu em Minas Gerais, mas foi vereador em Jales (SP), no antigo MDB. É formado em Direito e em 1978 foi eleito deputado constituinte. Foi prefeito de Naviraí e é um dos deputados estaduais mais experientes. Ele foi eleito para o sétimo mandato na Assembleia Legislativa.

PAULO CORRÊA - PR Engenheiro civil, Paulo Corrêa termina neste ano seu quarto mandato e na próxima legislatura vai para o quinto. Ele ocupa o cargo de 3º Secretário na Mesa Diretora da Assembléia Legislativa. O liberal já foi presidente da Comissão de Agricultura, Pecuária e Desenvolvimento Agrário e também, antes de ser eleito deputado, no primeiro mandato, foi secretário estadual de Habitação e Desenvolvimento Urbano.

PAULO DUARTE - PT Formado em economia, foi Agente Tributário Estadual e hoje é Fiscal de Rendas do Estado. No governo Zeca do PT foi superintendente de Administração Tributária: 1999 a dez/2000; secretário de Fazenda: dez/2000 a dez/2002; secretário de Governo (chefe da Casa Civil): jan/2003 a jul/2004; secretário de Infra-Estrutura e Habitação: agosto/2004 a jan/2006. Candidato pela primeira vez ao cargo de deputado estadual em 2006, foi eleito com 42.107 votos.

PEDRO KEMP - PT Graduado em Filosofia e Psicologia e mestre em Educação, Pedro Kemp vai para o quarto mandato na Assembléia Legislativa. Atualmente ele ocupa o cargo de 1º Vice-Presidente da Casa e já foi membro das comissões de Finanças e Orçamento, Educação, Cultura, Desporto, entre outros. Na Casa de Leis, o petista é um grande defensor da educação.

ZÉ TEIXEIRA - DEM Zé Teixeira é agropecuarista e representante da região da Grande Dourados. Ele vai para o quinto mandato e sua atuação se destaca principalmente por ser líder da bancada ruralista da Casa. Atualmente ele ocupa também o cargo de 3º Vice-Presidente da Assembleia Legislativa.

Fonte: Campo Grande News