31.3 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

MPL abre novo acampamento em Campo Grande

- Publicidade -

15/03/2017 09h14

Mais de 600 famílias na luta por Reforma Agrária Popular

Fonte: MPL

Mais de 600 famílias do MPL (Movimento Popular de Luta), movimento social de luta pela Reforma Agrária, montaram acampamento no macroanel de Campo Grande, próximo à saída para Sidrolândia. A ocupação ocorreu no último final de semana e conforme os dias passam aumenta ainda mais os números de pessoas que querem ingressar nas fileiras dessa luta.

De acordo com Jonas Carlos da Conceição, coordenador estadual do MPL, o momento é de luta e de organização da base no movimento. “O nosso movimento surge em um cenário difícil do nosso país, onde a classe trabalhadora está sendo massacrada ao ver seus direitos serem retirados, são reformar trabalhistas, da previdência, PEC’s que tiram recurso da saúde, da educação e por ai vai. Portanto a nossa responsabilidade de lutar por uma vida mais digna para estas famílias que sonham em viver da terra se torna ainda maior e para isso precisamos nos organizar e lutar”, explicou.

O coordenador também colocou que já fazem seis anos que o Mato Grosso do Sul não tem uma área destinada a Reforma Agrária e que muitas dessas famílias que hoje fazem parte do MPL, já estão cadastradas há anos no Incra e na espera do seu pedaço de chão. “Muitas dessas famílias já moraram anos na lona, com todas as dificuldades que isso traz, passaram fome, frio, sede e continuam acreditando no amanhã melhor mesmo assim. O MPL vai lutar por elas, pois não podemos aceitar que um Estado do latifúndio tenha mais de 6 anos sem uma desapropriação ou compra de uma área para a Reforma Agrária”, ressalta.

O mais novo acampamento do MPL se chama Zumbi dos Palmares, que foi o principal representante da resistência negra à escravidão na época do Brasil Colonial. Foi líder do Quilombo dos Palmares, comunidade livre formada por escravos fugitivos dos engenhos, índios e brancos pobres expulsos das fazendas. O nome foi escolhido em plenária dos moradores do local, logo após a sua abertura.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-