20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

MS fecha junho com 3,4% da área de milho safrinha colhida, aponta Aprosoja/MS

- Publicidade -

05/07/2018 08h10

Fonte: Pòrtal do MS

Mato Grosso do Sul fechou o mês de junho com 3,4% da área cultivada com milho na safra de inverno, também chamada de segunda safra ou safrinha, colhida. É o que aponta circular do Sistema de Informação Geográfica do Agronegócio (SIGA), da Associação dos Produtores de Soja do estado (Aprosoja) e Federação de Agricultura e Pecuária (Sistema Famasul).

Neste ciclo a Aprosoja/MS projeta uma redução de 29,31% na produção frente ao anterior, com queda de 9,816 milhões de toneladas para 6,936 milhões de toneladas. A retração, conforme a entidade, ocorre em razão da diminuição da área cultivada em 8,21%, de 1,8 milhão para 1,7 milhão de hectares e ainda a variação climática.

Entre abril e maio, já com o cereal plantado, houve uma estiagem que em muitas propriedades foi superior a 40 dias, o que impactou desde as lavouras que estavam no estágio de desenvolvimento vegetativo até aquelas que já tinham atingido o período de floração e de frutificação.

Em razão desse quadro, a produtividade que na temporada passada foi de 88,3 sacas por hectare deve despencar neste ciclo para 68 sacas por hectare.

Segundo a Aprosoja/MS, dos 1,7 milhão de hectares cultivados nesta temporada com o cereal, 56,2 mil hectares já foram colhidos. Entre as regiões do estado, a que está com o trabalho mais avançado é o norte, com média de 8,5% de áreas colhidas, enquanto que no centro o percentual é de 2,5% e no sul de 2,3%.

Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-