26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Soja e milho movimentam economia de MS

- Publicidade -

16/03/2017 13h03

Fonte: Aprosoja

A imensidão dourada revela a força de uma cultura muito importante para a economia de Mato Grosso do Sul. O estado está entre os maiores produtores de soja do país.

Toda essa produção vem de municípios que dependem basicamente do cultivo de grãos para prosperar. Entre eles está São Gabriel do Oeste, uma pequena cidade de 25 mil habitantes, que cresceu sobre os pilares do agronegócio.

Hoje, a produção de grãos é a base da economia do município. Juntos, a soja e o milho movimentam uma grande cadeia, que gera renda e muitos empregos.

A economia gerada pela agricultura aquece o mercado de trabalho, do operador de máquina ao piloto de avião. Caio Balzan é filho de produtor rural e se qualificou para trabalhar na pulverização das lavouras. “Crise, que a gente vê que está instalada no Brasil inteiro, aqui ainda chegou muito pouco”, comenta.

Jhones Asman montou há 16 anos uma pequena revenda de insumos, que só cresceu de lá pra cá. “Começamos com sete colaboradores, dentro desta unidade estamos com 46, todos crescendo juntos. Tudo isso é muito gratificante porque faz parte do nosso crescimento e da nossa história”, conta o comerciante.

Parte da produção de grãos de São Gabriel do Oeste vai principalmente para estados da região sul. O restante fica no município e é absorvido pela suinocultura. São 40 granjas e a disponibilidade de matéria-prima atraiu um frigorífico, que emprega 1.800 pessoas. No ano passado faturou R$ 600 milhões.

“Aonde está a soja tem que estar o suíno. Não teria porque ter um frigorífico deste tamanho, em um lugar que não fosse uma região produtora de milho e soja”, diz Moisés de Oliveira Jr.
Gerente-geral do frigorífico.

A prefeitura de São Gabriel do Oeste acredita que o PIB, que é a soma de toda a riqueza produzida pelo município, deve atingir um bilhão de reais, este ano, grande parte vem do agronegócio.

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-