20.2 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Termina o prazo de zoneamento agrícola para o plantio do milho em MS

- Publicidade -

16/03/2017 13h59

Pesquisador alerta para perdas de produtividade por conta da baixa radiação e risco de geada neste período

Fonte: Uagro

Terminou no dia 10 março o prazo para os produtores em Mato Grosso do Sul plantarem a segunda safra de milho. A data foi definida pelo Zoneamento Agrícola de Risco Climático (ZARC), do Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento, que estipulou o período levando em consideração informações relacionadas ao solo, planta e clima da região.

Segundo o pesquisador da Embrapa Agropecuária Oeste, Éder Comunello, após essa data o plantio pode ser prejudicado pelo excesso de água disponível no solo e a ocorrência de baixas temperaturas no estado.

A entidade alerta ainda que o potencial produtivo do milho cai consideravelmente após o primeiro dia de março, com perdas que podem chegar 1,6 sacas por hectare/dia em decorrência da baixa radiação solar e risco de geada.

Apesar da orientação, o plantio segue atrasado no estado, com algumas áreas ainda a serem plantadas. Segundo a Associação dos Produtores de Soja e Milho de Mato Grosso do Sul (Aprosoja MS), a expectativa é semear cerca de 1,8 milhão de hectares nesta safra, área 3,4% maior do que na temporada anterior.

Produtor corre o risco de sofrer perdas na produção de milho após fim do zoneamento agrícolaFoto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-