22.2 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Agroecoindígena 2016 acontece em Miranda

- Publicidade -

Fonte: Embrapa

Nos dias 3 e 4 de junho, acontece em Miranda, no Parque de Exposição 16 de julho, a 1ª edição do Agroecoindígena. O evento, com forte protagonismo indígena, terá como tema “Fortalecendo a Agroecologia em Terras Indígenas (TI) do Pantanal Sul-mato-grossense” e busca a promoção da autonomia indígena, proporcionando um espaço para se refletir a gestão sustentável dos territórios indígenas a partir do diálogo entre a ciência indígena e a acadêmica.

O evento também pretende fortalecer os princípios e filosofia da agricultura tradicional Terena, por exemplo, por meio de Sistemas Agroflorestais Biodiversos (SAFs) nas comunidades indígenas do Estado. Além disso, o evento pretende dar visibilidade as ações desenvolvidas pelos indígenas na conservação do Pantanal, promovendo o diálogo de saberes e fortalecendo as práticas sustentáveis.

Para o coordenador do evento, o Biólogo da etnia Terena, Leosmar Antonio, o Agroecoindígena pretende valorizar os conhecimentos tradicionais indígenas no âmbito das Ciências da Terra, nasceu a partir da necessidade de se garantir um espaço onde se pudesse pautar questões específicas dos Povos Indígenas.

“Pretendemos reunir diversos indígenas, e através da nossa experiência histórica de relação com a terra, da nossa sabedoria tradicional, em conjunto com os parceiros institucionais e sociedade de maneira geral, queremos contribuir para apontar novos caminhos diante de inúmeras crises que nos afetam”, explica ele.

A Prefeita de Miranda, Juliana Pereira Almeida de Almeida, acredita que o protagonismo indígena é um tema central para cidade, considerando o tamanho da população indígena local. “O evento vem de encontro às nossas políticas de fomento para o desenvolvimento de atividades econômicas e de subsistência que possam ser desenvolvidas nas aldeias, gerando renda, melhorando a qualidade de vida das comunidades indígenas sem, contudo, desrespeitar as tradições”, disse ela.

O Chefe Geral da Embrapa Agropecuária Oeste, Guilherme Lafourcade Asmus, destaca a importância da participação da instituição em atividades desenvolvidas em parceria com os indígenas. “Como uma Unidade Ecorregional temos um compromisso de desenvolver pesquisas que contribuam com a sustentabilidade agrícola de toda a área de abrangência da Unidade, independente da escala de produção desses agricultores”, salienta ele.

Ele explica ainda que área de abrangência da Unidade, conta com a presença da etnia terena, que são indígenas que possuem tradições agrícolas, onde estão sendo desenvolvidas pesquisas há alguns anos. “Esse é um evento importante, pois possui uma abrangência regional.

O evento gera uma oportunidade de divulgar técnicas agrícolas adequadas às necessidades dos indígenas e que tragam maior eficiência à produção e que agreguem valor ao trabalho desenvolvido nas aldeias”, enfatizou Guilherme.

Agroecoindígena 2016 acontece em Miranda

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-