21.9 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

IFMS irá ofertar primeiro mestrado em Educação Profissional e Tecnológica

- Publicidade -

29/01/2018 08h32

Fonte: IFMS

Campo Grande

Pela primeira vez, o IFMS (Instituto Federal de Mato Grosso do Sul) irá ofertar o curso de Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica. O edital de abertura do processo seletivo foi publicado na quinta-feira (25), pela ProfEPT (Coordenação Acadêmica Nacional do Programa de Pós-Graduação em Educação Profissional e Tecnológica).

A oferta é de 820 vagas, distribuídas para 36 instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. No IFMS, o curso será oferecido pelo Campus Campo Grande. Foram disponibilizadas 24 vagas, sendo 50% para servidores da instituição. As 12 vagas restantes são para o público externo.

O requisito para participar da seleção é possuir diploma de curso superior ou declaração de conclusão de curso superior, devidamente reconhecido (ou revalidado) por órgãos competentes do MEC (Ministério da Educação).

O edital e o cronograma do processo seletivo estão disponíveis para acesso na página do ProfEPT (http://profept.ifes.edu.br/selecao/edital2018-001).

Inscrições

Devem ser feitas no período de 15 de fevereiro a 4 de março de 2018. O candidato deve acessar o site do ProfEPT e, por meio do Sistema de Inscrições, preencher o Formulário de Inscrição.

Depois, deve efetuar pagamento da taxa de inscrição, por meio de guia de recolhimento da União (GRU), no valor de R$ 70,00. O prazo final para pagamento é 5 de março.

Candidatos inscritos no CadÚnico (Cadastro Único para Programas Sociais do Governo Federal), e que pertençam a família de baixa renda, nos termos do Decreto nº 6.135/2007, podem solicitar a isenção da taxa de inscrição. Para isso, é preciso preencher o Requerimento de Isenção, de acordo com as instruções.

No ato da inscrição, o candidato deve informar ainda sua formação acadêmica, dados de sua atuação profissional e selecionar a instituição na qual pretende cursar o mestrado. Também deve informar se vai concorrer às vagas para servidores, para ampla concorrência ou para cotistas.

Seleção

Os candidatos farão uma prova – denominada ENA (Exame Nacional de Acesso) – que contará com 30 questões objetivas e uma discursiva. A prova objetiva possui caráter eliminatório; já a discursiva será classificatória.

O exame será aplicado no dia 15 de abril em diversas localidades do País, incluindo Campo Grande. O conteúdo programático inclui as bases conceituais da Educação Profissional e Tecnológica, e a bibliografia exigida na prova está disponível para consulta no Edital ENA 01/2018.

O resultado final será divulgado em 4 de junho.

Sede do IFMS

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-