30.8 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Inscrições gratuitas de cursos técnicos integrados do IFMS vão até dia 20

- Publicidade -

03/10/2017 14h41

Candidatos a vagas de cursos técnicos integrados do IFMS podem pedir inscrição gratuita até dia 20

Benefício vale para estudantes que concluíram o 9º ano do ensino fundamental na rede pública

Fonte: IFMS

Estudantes que cursaram o último ano do ensino fundamental em escola pública podem solicitar a gratuidade da inscrição no Exame de Seleção 2018, processo seletivo para ingresso nos cursos técnicos integrados do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS). O valor da taxa é de R$ 20,00.

Para solicitar o benefício, o candidato deve selecionar o item “Isenção de pagamento da taxa de inscrição” no ato da inscrição, que deve ser feita apenas pela internet, e logo em seguida anexar o comprovante de que estudou o 9º ano do ensino fundamental em escola pública.

O candidato que ainda está cursando o último ano do ensino fundamental na rede pública deverá anexar uma declaração de matrícula emitida pela escola, com o nome da instituição de ensino e assinatura do servidor responsável pela emissão.

Para quem concluiu o ensino fundamental, a comprovação pode ser feita com o histórico escolar ou uma declaração de conclusão emitida pela escola, com o nome da instituição de ensino e assinatura do servidor responsável pela emissão.

A previsão é que a lista de beneficiados com a gratuidade nas inscrições seja publicada no dia 27 de outubro na Central de Seleção do IFMS, onde está disponível o edital de abertura do processo seletivo. O endereço é www.ifms.edu.br/centraldeselecao.

Quem tiver o pedido de isenção negado terá que fazer o pagamento da taxa de inscrição até 6 de novembro.

As inscrições do Exame de Seleção 2018 devem ser feitas até 3 de novembro na Página do Candidato da Central de Seleção do IFMS. O IFMS disponibilizou um vídeo com o passo-a-passo de como se inscrever no processo seletivo.

Vagas – Para 2018, o IFMS abriu 1.390 vagas para cursos técnicos integrados ao ensino médio em dez municípios. Nessa modalidade, estudante faz o ensino médio e as disciplinas do curso técnico ao mesmo tempo. Depois de formado, pode ingressar em uma universidade ou tentar uma vaga no mercado de trabalho.

São nove opções de cursos: Agricultura, Agropecuária, Alimentos, Edificações, Eletrotécnica, Informática, Informática para Internet, Mecânica e Metalurgia. Há vagas em Aquidauana, Campo Grande, Corumbá, Coxim, Dourados, Jardim, Naviraí, Nova Andradina, Ponta Porã e Três Lagoas.

Podem concorrer às vagas candidatos que concluíram o ensino fundamental até a data da matrícula no IFMS, prevista para dezembro. O interessado também deve ter CPF em seu nome, já que o número deverá ser informado na inscrição.

Todas as informações sobre o processo seletivo estão disponíveis na página do Exame de Seleção 2018, no endereço www.ifms.edu.br/exame.

Dúvidas devem ser encaminhadas para [email protected].

Ação afirmativa (cotas) – Metade das vagas é reservada a candidatos que cursaram todas as séries do ensino fundamental em escola pública. Desse total, há cotas aos que comprovarem renda familiar bruta mensal per capita igual ou inferior a um salário mínimo e meio, aos que se autodeclararem pretos, pardos e indígenas, e a pessoas com deficiência.

Nesse caso, o candidato deverá informar no ato da inscrição que “estudou todos os anos em escola pública”. Para mais informações sobre o assunto, o interessado deverá ler atentamente ao item 2 do edital.

No anexo II do edital está disponibilizada a tabela completa dos cursos e vagas, com as divisões para candidatos de ampla concorrência e das ações afirmativas.

Prova – Será aplicada no dia 19 de novembro, nos dez municípios onde o IFMS possui campus.

A prova será composta por 50 questões de múltipla escolha, sendo 20 de língua portuguesa, 20 de matemática e 10 de conhecimentos gerais. Confira o conteúdo programático.

O gabarito deverá ser divulgado no dia posterior à seleção. O resultado final e a primeira chamada do Exame de Seleção 2018 devem ser publicados no dia 12 de dezembro.

As aulas terão início no primeiro semestre do ano letivo de 2018.

Vagas

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-