27.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

3 de Setembro – Dia do Biólogo

- Publicidade -

03/09/2014 07h36 – Atualizado em 03/09/2014 07h36

Fonte: Portal São Francisco

A Biologia, do grego biós – vida – e logos – conhecimento, é considerada campo específico da ciência desde 1802. Suas principais áreas de estudo são anatomia, biofísica, biologia geral, bioquímica, botânica, ecologia, fisiologia, farmacologia, genética, imunologia, microbiologia, morfologia, parasitologia e zoologia.

O profissional de biologia pode atuar em várias áreas, como indústria, meio ambiente, biologia marinha, microbiologia, genética e biotecnologia. Na indústria, o biólogo atua na utilização de microorganismos, como bactérias, para a fabricação de medicamentos, bebidas, alimentos, cosméticos, etc. Na área ambiental, é responsável por dar laudos sobre o impacto da instalação de fábricas no meio ambiente.

Na área de biologia marinha, o profissional trabalha na análise dos organismos marinhos, bem como no seu cultivo, reprodução e desenvolvimento. Em microbiologia investiga como atuam as bactérias, os fungos e os vírus, e analisa de que modo podem ser aproveitados pelo homem. Já em genética e biotecnologia, o biólogo estuda organismos em laboratório e realiza exames para verificação de doenças genéticas.

Nomes importantes– A biologia teve como expoente o monge católico italiano Lazzaro Spallanzani que fez parte do movimento científico chamado “criacionismo”, surgido no século 18. Trata-se de uma teoria sobre a origem do universo baseada numa causa divina, o que é rejeitado pela ciência.

Outro nome importante na história da biologia é o do francês Jean Baptiste Pierre Antoine de Monet, o cavaleiro de Lamarck. Considerado o fundador da biologia como ramo específico da ciência, ele foi o primeiro a sistematizar, em 1809, a hipótese de que os seres vivos têm a capacidade de mudar e evoluir no decorrer do tempo.

Segundo Lamarck, os seres vivos evoluem de forma lenta e segura e se modificam a cada geração para melhor se adaptarem ao meio. Os órgãos mais usados, por exemplo, se desenvolvem com o passar dos anos e os menos usados se atrofiam até desaparecerem.

Além de Lamarck, Charles Robert Darwin, nascido em 1809, marcou a história da biologia ao propor a teoria evolucionista da seleção natural. Segundo essa teoria o próprio meio ambiente seleciona os seres mais aptos e elimina os menos dotados. As diferenças que facilitam a sobrevivência dos mais aptos são transmitidas à geração seguinte, firmando-se ao longo do tempo até gerar uma nova espécie.

Apesar de ser aceita no meio científico, a teoria de Darwin não conseguiu diferenciar as variações hereditárias das não hereditárias, feito atribuído a Gregor Mendel.

3 de Setembro - Dia do Biólogo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-