26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

6 de setembro – Dia do Alfaiate

- Publicidade -

06/09/2019 09h11

Fonte: Calendarr

A data homenageia uma das profissões mais antigas do mundo: a dos alfaiates, especialistas em criar, costurar ou reformar roupas artesanalmente.

Os alfaiates, ao contrário dos estilistas, são direcionados para a moda masculina, criando ternos, calças, paletós e outras peças exclusivas do vestuário masculino.

Os alfaiates costumavam trabalhar em lojas privadas próprias (ateliês), fazendo roupas artesanais ou remendos/consertos em outras vestes. No entanto, esta profissão está cada vez mais rara.

Atualmente, os alfaiates trabalham em lojas de departamento, fazendo consertos nas peças de roupa da loja. A tecnologia é uma grande inimiga desta profissão, colocando em risco de extinção a arte de fazer roupas manualmente.
Origem do Dia do Alfaiate

O Dia do Alfaiate é celebrado oficialmente em 6 de setembro nos estados brasileiros de Espírito Santo, a partir da Lei nº 1.385, de 24 de fevereiro de 1958; Santa Catarina, com a Lei nº 3.709, de 4 de agosto de 1965; e São Paulo, com a Lei nº 2.308, de 6 de outubro de 1953.
Mensagens para o Dia do Alfaiate

“O único homem que eu conheço que se comporta sensatamente é o meu alfaiate; ele toma minhas medidas novamente a cada vez que ele me vê. O resto continua com suas velhas medidas e espera que eu me encaixe nelas.” (George Bernard Shaw).

“O alfaiate é a esperança daqueles que não tem medida encontrar a medida certa.” (Desconhecido).

“Ser alfaiate é realizar pedaços em molduras e molduras em elegância.”

Foto: Divulgação

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-