23.9 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Biblioteca Municipal de Amambai: mais que espaço de livros, lugar de lazer

- Publicidade -

08/04/2019 14h44

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Para muitos, local de estudo; para outros, espaço para busca de livros e para os menorzinhos, a casa da Fada da Leitura. A importância da Biblioteca Municipal de Amambai vai além das nomenclaturas, ela transcende e resgata a história do município, ressaltando o incentivo à leitura. E é sobre ela que vamos falar nesta terça-feira (9), dia em que se celebra no Brasil o Dia da Biblioteca.

Cerca de 3500 obras dos mais variados estilos literários, autores e temas – dentre eles um espaço destacado aos autores amambaienses – compõem o acervo do espaço, que é aberto a toda população.

“Muitos pensam que o hábito da leitura está caindo em desuso, mas isso não é verdade; ainda há jovens, adultos e crianças que leem e vêm até a biblioteca para fazer isso”, disse a atendente da Biblioteca Municipal, Marlene Oliveira dos Santos.

Ela conta que o espaço da biblioteca não é usado apenas para aqueles que procuram um livro, mas também por concurseiros, acadêmicos, enfim, por aqueles que precisam de um tempo em silêncio para estudar.

“Têm pessoas que vem aqui todos os dias, têm pais que vem todas as semanas para ler com seus filhos, o espaço é bem visitado e isso torna o nosso trabalho gratificante”, disse Marlene.

De acordo com a coordenadora da Biblioteca Municipal, Regiane Fonseca, cerca de 50 pessoas visitam o espaço mensalmente e têm à disposição todas as obras do acervo. “Pessoas de todas as idades vêm até aqui e as crianças ficam me perguntando sobre a personagem que criamos, a Fada da Leitura, eles querem saber tudo sobre a sua casa e ficam animados para conhecerem a biblioteca”, contou.

Empréstimo de livros

Interessados em realizar empréstimo de livros devem se direcionar até à biblioteca, fazer sua carteirinha adicionando dados pessoais, escolares e uma foto 3×4 e retirar o seu livro.

Cada empréstimo é de 15 dias por livro e pode ser renovado por mais 15 dias.

A biblioteca fica localizada na rua Rui Barbosa, anexa à praça Orlando Viol e o horário de atendimento é das 6h30 às 11h25 e das 12h às 17h40, de segunda a sexta-feira.

O horário diferenciado é para possibilitar que pessoas que cumpram expediente, consigam retirar seus livros.

Biblioteca vai além das paredes de concreto

O trabalho realizado pela Biblioteca vai muito além das paredes e prateleiras que guardam os livros. Prova disso é que as servidoras estão sempre a disposição caso escolas do município queiram realizar um dia especial de contação de história.

“Nós acreditamos que o incentivo à leitura não deve ser feito somente dentro da biblioteca, mas também fora dela; queremos leva-la até os nossos estudantes e fazemos isso aceitando os convites das escolas”, disse Regiane.

Além disso, em comemoração ao Dia Mundial do Livro – celebrado em 23 de abril – e do aniversário de Monteiro Lobato, no dia 18 de abril, a biblioteca realiza, a partir do dia 22 de abril, a Semana do Livro.

Personagens do Sítio do Pica-pau Amarelo estarão contando histórias para alunos de escolas do município que estiverem visitando o espaço.

A Biblioteca atende em horário diferenciado / Foto: Moreira Produções

Cerca de 3500 obras compõem o acervo da Biblioteca Municipal / Foto: Moreira Produções

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-