19 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Fique de olho nas doenças que podem aparecer no Carnaval

- Publicidade -

04/03/2019 10h55

Cuidar da alimentação e hidratação é fundamental para curtir a folia de Momo

Fonte: Redação

Enfim chegou a época do ano mais festiva no Brasil: o Carnaval. Durante a folia de Momo alguns cuidados precisam ser tomados para evitar imprevistos com a saúde. A equipe médica do Hospital Procor, em Campo Grande, listou as 4 principais enfermidades que podem aparecer caso os foliões não fiquem atentos.

Desidratação

O suor é a forma eficiente de evitar o superaquecimento do corpo. Especialistas lembram que, caso a perda de líquidos for excessiva, o organismo começa a dar os primeiros sintomas de desidratação. A sede é um dos jeitos que o corpo alerta para a falta de água. Caso seja ignorado os sinais, a pessoa pode até entrar em coma. Portanto, beber água e consumir frutas e sucos são as formas mais eficazes para evitar que o pior aconteça.

Micoses

Os profissionais do Hospital lembram que “as áreas quentes e úmidas do corpo são o ambiente perfeito para o desenvolvimento dos fungos causadores das micoses. A mistura de calor e suor é um convite à proliferação desses microrganismos. As regiões mais comumente afetadas pelo problema são as virilhas, as axilas e entre os dedos dos pés. Os sintomas incluem vermelhidão, coceira e ressecamento da pele.” Para evitar as indesejáveis micoses, o folião deve usar roupas e calçados leves, que ventilam o corpo.

Arboviroses

As arboviroses, doenças virais transmitidas por insetos, também podem aparecer durante as festas carnavalescas. Com o alerta de dengue, em Campo Grande, a atenção deve ser redobrada. As medidas para combater o mosquito é evitar o acúmulo de água parada em plantas ou vasos, pneus, calhas ou em qualquer outro ambiente. Já para não ser picado, o uso de repelente é eficaz nos bloquinhos ou desfiles.

Intoxicação alimentar

Muitas vezes, a correria na alimentação para aproveitar cada minuto do Carnaval pode ter consequências graves como ingestão de comidas e bebidas contaminadas. Os sintomas incluem vômitos, diarreia e febre e pode acabar com a festa de qualquer folião.

Divulgação / PMCG

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

27 de Março – Dia do Circo

- Publicidade-