28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Nimesulida é proibida em vários países por efeito perigoso que causa no fígado

- Publicidade -

15/09/2018 09h19

Fonte: Redação

Bastante popular e usado no Brasil, o anti-inflamatório nimesulida combate dores, febres, desconfortos físicos agudos e cólicas menstruais intensas. Você provavelmente tem o medicamento em casa para situações de emergência, mas sabia que ele é considerado perigoso e até proibido em diversos países?

Nimesulida faz mal? Entenda riscos

De acordo com estudos, o medicamento nimesulida tem sua venda proibida em alguns países por ser considerado altamente tóxico para o fígado.

O blog DROPS, que checa o grau de veracidade de notícias sobre saúde, reuniu uma série de pesquisas sobre o medicamento e confirmou o alerta de autoridades internacionais sobre o remédio.

Segundo o levantamento, a venda do anti-inflamatório foi vetada em diversos países e seu registro sequer chegou a ser autorizado em algumas nações, como Estados Unidos e Austrália.

Em 2002, Finlândia e Espanha suspenderam a comercialização da nimesulida por sua elevada toxicidade ao fígado, que pode ser grave e até mesmo fatal.

Como tomar nimesulida de forma segura

Ainda de acordo com o blog, há 14 anos, a Agência Europeia de Medicamentos (EMA) conclui que os benefícios superam os riscos da nimesulida, mas o órgão recomenda que seu uso seja restrito ao tratamento de dores agudas e cólicas menstruais intensas, não indica o remédio para crianças menores de 12 anos ou pacientes com disfunções hepáticas e/ou doenças crônicas.

Além disso, a orientação é que o remédio não seja administrado de forma prolongada, nunca ultrapassando 15 dias. Em Portugal, a recomendação é que o tratamento não exceda 7 dias.

No Brasil, a venda da nimesulida é autorizada com prescrição médica, com alerta de contraindicação para pacientes que tenham histórico de reações hepáticas ao produto, pacientes com insuficiência renal e/ou hepática ou menores de 12 anos.

Nimesulida é proibida em vários países por efeito perigoso que causa no fígado

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-