30.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

A roupa ideal para as confraternizações de fim de ano

- Publicidade -

02/12/2015 10h58 – Atualizado em 02/12/2015 10h58

Elimine as dúvidas de como se vestir e como se portar nestes eventos

Por Nara Lyon¹

Para encerrar com “chave de ouro” 2015, o que não falta são festas de confraternizações, sejam corporativas, entre amigos e, a mais tradicional, entre familiares. Nesta hora sempre sobram dúvidas de como se vestir e até mesmo de como se portar nestes eventos. Para evitar gafes ou o “mico” de se vestir como o “Papai Noel”, há dicas preciosas que poderão somar muito à sua imagem e transmitir uma identidade pessoal ideal.

Em primeiro lugar é importante lembrar que eventos realizados durante o dia, por serem mais despretensiosos, merecem atenção diferente daqueles realizados à noite, sempre mais sofisticados e algumas vezes sedutores e cheios de segundas intenções. Ainda assim, o bom senso deve ser palavra de ordem, afinal hierarquia profissional não desaparece com um drink a mais. Aliás, drinks a mais, jamais! Tal deslize pode ser um risco para a imagem pessoal.

Falando em look, o bom senso permanece como regra essencial. Exageros nos decotes, comprimentos inadequados, transparências, saltos altíssimos e maquiagens, certamente delapidarão com a sua imagem profissional construída durante o ano todo. Também não é aconselhável levar acompanhantes. O motivo da confraternização é a interação entre os colegas e não familiares.

A regra de bom comportamento serve para todo tipo de evento, independente do lugar, tanto em salão de festa, navio, hotel, praia, entre outros. O item “portar-se” é de uma crueldade infinita, nunca se tem uma segunda chance de causar uma primeira boa impressão. Lembre-se sempre disso! Como você se comporta diante de qualquer circunstância, sempre será mais importante que o acontecimento em si, invariavelmente estará acima de qualquer outro aspecto. Entre as atitudes aconselháveis estão: cumprimento de forma agradável, adequação, gentileza, manter o controle emocional, ser você mesmo e por aí vai. Já a vestimenta, impacta e muito na sua imagem pessoal.

Eventos profissionais, ainda que seja uma festa, deverão ser tratados como uma extensão do seu trabalho. Se vista apenas “um pouco mais” à vontade do que durante os dias de trabalho. Caso esteja em uma praia, fique bem atento na hora da escolha das roupas. Se o encontro ou evento for num cruzeiro, fique ligado no percurso das cidades que irão percorrer, no roteiro, na programação e nas festas temáticas, caso haja. Dê preferência por roupas de cores neutras, para poder variar nos acessórios. Privilegie os tecidos que não amassem.

Independente de superstições e tradições, as cores têm personalidade, mas você poderá usar qualquer cor nestas datas. Caso use vermelho, poderá sugerir tanto que você é uma pessoa conservadora quanto mostrar que você não está preocupado com detalhes como estes. Mais importante é usar uma cor que lhe caia bem, ou seja, combine com o seu tom de pele. Prefira tecidos leves e de cores claras.

Porém, se a confraternização for entre familiares e amigos, as coisas mudam um pouco. Em primeiro lugar, use roupas confortáveis tanto em casa quanto fora. Roupas que faça sentir-se bem e que inspire confiança em si mesmo, transmitindo a imagem de quem você é. Caso seja o anfitrião, deverá seguir a mesma linha, quanto à postura e aos looks. Minhas sugestões são simplicidade, bom gosto e equilíbrio. Aliás, uma boa fórmula para tudo na vida.

Boas-festas para todos nós!


  1. Consultora de Imagem e Carreira pela FIDM (Fashion Institute of Design & Merchandising de New York) e membro pela AICI (Association of Image Consultants International).

A roupa ideal para as confraternizações de fim de ano

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-