24.7 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Debate dos Presidenciáveis: Outra oportunidade perdida – Por Alberto Dines

- Publicidade -

Debate dos Presidenciáveis: Outra oportunidade perdida – Por Alberto Dines

Comentário para o programa radiofônico do OI, 1/10/2010

Mais um debatóide – debate de mentirinha. O quinto e último encontro televisivo dos presidenciáveis, além de frustrante, foi enganoso.

Os principais adversários prometeram discutir propostas e entregaram embromação. Curvaram-se aos marqueteiros – estes, poderosos manipuladores da vontade popular – e evitaram se arriscar.

Não se enfrentaram, usaram os candidatos com menos votos como palanque para as suas pregações. Na verdade, quem freqüentou os palanques foram o presidente da República e os meios de comunicação, os postulantes estavam em outra.

O eleitor vai acionar a urna no domingo (3/10) tão preparado e tão consciente quanto os ministros do Supremo que, três dias antes das eleições, mais uma vez desautorizaram a Justiça Eleitoral e mudaram drasticamente a legislação vigente.

Papel da imprensa

Pior do que o debate fictício de quinta-feira (30/9) à noite na TV Globo foi a irresponsabilidade da mais alta corte ao tornar sem efeito a antiga exigência do título eleitoral. Em seu lugar, os meritíssimos querem apenas um documento oficial com foto.

A população correu para cumprir uma determinação da lei e na véspera do pleito é informada que não era para valer. Ao que tudo indica neste país nada é para valer. O que vale é a encenação.

Estas eleições foram alimentadas por factóides, debatóides, pesquisóides e, sobretudo, um plebiscitóide. Tudo fingido.

Estas eleições precisam ser passadas a limpo – foram uma fantasia, alimentada por uma imprensa que não sabe qual o seu futuro e até hoje não percebe qual o seu papel.

Alberto Dines / Observatório da Imprensa

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-