20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

O filósofo de maracaju

- Publicidade -

30/12/2015 07h50 – Atualizado em 30/12/2015 07h50

Por Ney Magalhães

A Coluna Bate-Rebate do jornalista Cícero Faria divulgou as jóias filosóficas deste primeiro ano do governador do MS, que afirmou como as coisas mais difíceis de fazer são “segurar muro que está caindo, beijar mulher andando e falar para quem está com fome”. Um papo furado que só comprova e antecipa a incapacidade administrativa de quem vai gerir os destinos do MS nos próximos três anos.

Nós produtores rurais que no decorrer dos últimos tempos, com oito anos de Zeca do PT e mais oito do Pucinelli do PMDB, dois partidos aliados nacionalmente e sucateando o que existia em estradas de produção, extinguindo o DERSUL – Departamento de Estradas de Rodagem MS e apenas remendando pontes de madeira, nos deixou ilhados e paralisou nossas atividades.

SEM ESTRADAS não se Governa e Sem DERSUL não se conservam Estradas de produção.
As chuvas foram torrenciais e fora do normal, no entanto neste caso de estradas de terra, se estivessem conservadas com seus tradicionais aterros abaulados, com o devido cascalho e com os bueiros limpos, o trafego não seria interrompido e os prejuízos minimizados. Porem, nos últimos tempos, SEM DERSUL, não existe nenhum serviço de manutenção dessas Rodovias pomposamente rotuladas MS, mas conhecidas pelos usuários como “enxurradas estaduais”.

E por falar em enxurradas naturalmente me vêm à memória a MS 485 e a MS 486 os dois caminhos usuais com grande fluxo de trafego do vale do Rio Amambai, região produtiva em agricultura mecanizada e bovinocultura de corte, interligando os asfaltos de Amambaí para Aral Moreira, Amambaí x Sapucaia e servindo as micro regiões do Guassuty, Rincão dos Matosos, Escola Agricola, entroncamentos que unem os grandes Armazens/Silos da COAMO. LAR, Malacarne e Rio Verde e ainda Sperafico nas proximidades de Amambai. Só não enxerga quem não tem a visão administrativa regional. Nos últimos vinte anos as estatísticas do fluxo de cargas sumiram desta área e de todo o MS.

Apesar do badalado estado de emergência os governantes municipais acredito que possam atender apenas a Zona Urbana e SEM DERSUL Regional o Governador é um mero espectador mal informado.

“Mato Grosso do Sul deve ser o único Estado da Federação sem um DER, e assim o filosofo de Maracaju poderia acrescentar em sua agenda que sem um Departamento de Estradas também não é possível governar”.

E o FUNDERSUL senhor Governador, para onde está sendo desviado o dinheiro desse Imposto indevido, cruel, arbitrário e causador de inflação no preço dos alimentos?

Quando foi criado tinha a única finalidade de construir e conservar estradas.

Não desviando o foco da questão, até durante as comemorações do Natal um dos maiores agricultores do Vale do São João a região de maior produção e produtividade de Ponta Porã me perguntava por que a Rodovia Estadual de Terra que parte do antigo Posto Monza e alcança a BR na Capeí não é asfaltada ou pelo menos aterrada e encascalhada !

Uma pergunta que pode ter diferentes respostas.

Filosofando também, poderíamos sugerir ao Governador que sem representação política competente ou interessada no desenvolvimento regional e sem uma tradicional Residência Regional do DER ou DERSUL, S.Excia. não está recebendo as informações e nem pode ter a visão necessária para determinar as prioridades de suas ações.

Todos os demais Estados da Federação têm nessas Residências o Engenheiro Regional Residente, que se torna profundo conhecedor dos gargalos funcionais a serem priorizados.

A pavimentação destes trinta e três quilômetros evitaria também o trafego de mais de 70 % do trânsito de caminhões pelas ruas de Ponta Porã. Se Deus quiser eu volto em 2016.

O filósofo de maracaju

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-