22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Democracia e Diálogo… uma tarefa complexa!

- Publicidade -

21/03/2016 07h00 – Atualizado em 21/03/2016 07h00

Crônicas de uma Alma Solta

Por Luiz Peixoto

A grande poetisa Cora Coralina, que também era Peixoto, no poema “Assim eu vejo a vida”, bem define como tenho me sentido: “Nasci em tempos rudes. Aceitei contradições, lutas e pedras, como lições de vida e delas me sirvo. Aprendi a viver”. Afinal sou de 1971, nasci em pleno vigor da ditadura militar. Estudei as matérias que foram criadas para doutrinar um pseudo patriotismo, como Educação Moral e Cívica e OSPB (organização social e política do Brasil). Lembro bem das lutas pela redemocratização… mas não vivo do passado. Assim sendo, defendo todo tipo de livre manifestação. Acredito que toda forma de expressão deve e pode ser defendida. Mas acredito acima de tudo que toda ação tem consequência. Sou principalmente uma cria da democracia.

Segundo a definição acadêmica, a palavra democracia tem origem no grego demokratía que é composta por demos (que significa povo) e kratos (que significa poder). Neste sistema político, o poder é exercido pelo povo através do sufrágio universal. É um regime de governo em que todas as importantes decisões políticas estão com o povo, que elegem seus representantes por meio do voto. É um regime de governo que pode existir no sistema presidencialista, onde o presidente é o maior representante do povo, ou no sistema parlamentarista, onde existe o presidente eleito pelo povo e o primeiro ministro que toma as principais decisões políticas. Democracia é um regime de governo que pode existir também, no sistema republicano, ou no sistema monárquico, onde há a indicação do primeiro ministro que realmente governa. A democracia tem princípios que protegem a liberdade humana e baseia-se no governo da maioria, associado aos direitos individuais e das minorias. Uma das principais funções da democracia é a proteção dos direitos humanos fundamentais, como as liberdades de expressão, de religião, a proteção legal, e as oportunidades de participação na vida política, econômica, e cultural da sociedade. Os cidadãos têm os direitos expressos, e os deveres de participar no sistema político que vai proteger seus direitos e sua liberdade.

Diálogo, com origem na palavra latina dialŏgus que, por sua vez, provém de um conceito grego, um diálogo é uma conversa entre duas ou mais pessoas, que manifestam as suas ideias ou afetos de forma alternativa. Neste sentido, um diálogo é também uma discussão ou uma troca de impressões com vista a chegar a um entendimento.

Esses dois conceitos deveriam ser intrínsecos. Deveriam! Infelizmente não tem sido. O que tenho visto e ouvido é um show de monólogos, de embates em vez de debates. Um verdadeiro absurdo, onde pessoas não ouvem mais, apenas vociferam sem racionalizar. Me assusta essa onda de repetir discurso de ódio, replicando os interesses da grande mídia, e dos grandes grupos econômicos.

Sinto falta de um pouco de coerência nos discursos.

Neguei-me de ver televisão no domingo das manifestações. Afinal creio que é papel da imprensa informar e não inflamar. Mesmo assim, acabei vendo algumas coisas, e ouvindo outras. Concordo com o direito de todo mundo se manifestar, a favor ou contra, qualquer coisa. Só espero mais coerência nas falas. O combate a corrupção deveria ser bandeira de todos, em todos os locais e momentos. A corrupção do outro, que está longe, parece que incomoda mais que a que está próximo.

Na semana depois dos protestos, vi uma banca aqui na cidade, perto de onde moro, duas bandeirolas do Brasil. Como eu perdi a minha e sempre tive, parei e perguntei o preço. A resposta foi “Não está à venda, é nosso protesto contra a corrupção do governo”. Nem soube o que responder. Olhei a banca. Lotada de DVD pirata, de jogos, cartões de memória, pen drives, erva de tereré, brinquedos etc. tudo made in Paraguai. Deu vontade de rir, se não fosse tão trágico.

Estou até agora com vontade de rir e de chorar com os discursos… Diálogo está longe de ser a regra. Mas eu ainda acredito na democracia. Só nesse regime as pessoas podem manifestar suas incoerências. Prefiro o discurso da idiossincrasia que o silêncio assassino da ditadura.

“Saber viver é a grande sabedoria”
(Cora Coralina)

Luiz Peixoto – Filósofo. Escreve semanalmente nessa coluna

Democracia e Diálogo... uma tarefa complexa!

Democracia e Diálogo... uma tarefa complexa!

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-