25.5 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Prosa e Política

- Publicidade -

Por José Luiz Nunes Moreira

Postura Política

O comportamento do vereador Osvaldo Machado Franco (PR), Coconho, durante votação de projeto que torna a Associação dos Descendentes de Idalina e Nicolau Ottaño( Adino) entidade de utilidade pública foi firme e, por isso, digna de elogios. Elogiável, não pelo mérito do projeto – que não esteve em debate -, mas pela indefinição no que tange a função social da associação. Também por ter provocado debate sobre os critérios na aprovação de projetos que credencia entidades a obterem destinação de recursos públicos pelos governos municipal, estadual e federal.

É bom lembrar que a família Ottaño recebeu elogios de todos os vereadores, inclusive do vereador Coconho, pela sua história na formação do município. O projeto foi aprovado com votos favoráveis de sete vereadores. O vereador Coconho votou contra e o vereador Roberto Protético (PDT), presidente do legislativo, só vota em caso de empate.

Eleições para presidente em Amambai

Apesar de tímida a mobilização dos grupos em defesa dos dois candidatos a presidente, a campanha eleitoral no município tem demarcado concepções políticas e agrupado lideranças políticas que há pouco tempo atrás eram adversárias na disputa política pelo poder público municipal.

A Câmara de Vereadores tem sido um dos únicos fóruns de debate político na defesa dos dois pretendentes a assumir o principal cargo político da nação. Ainda assim, a maioria dos vereadores tem preferido não se manifestar.

Além dos vereadores Valter Brito (PR) que defende a candidatura da ex-ministra Dilma Rousseff (PT), somente os vereadores Cristino Toledo (PDT) e Robertino Dias (PSDB) têm usado a tribuna do legislativo para defender a candidatura do ex-governador José Serra (PSDB).

Os demais vereadores têm preferido se manter calados frente ao momento político.

Além da Câmara de Vereadores e de algumas reuniões que aconteceram nos sindicatos de categorias, a campanha não foi para a rua. Salvo a concentração de militantes para entrega de panfletos e adesivos, que tem ocorrido nas manhãs de sábado na praça Cel. Valêncio de Brum.

Abertura de supermercados, mercados e mercearias nos domingos e feriados

Mais uma edição da questão da abertura do comércio varejista de gêneros alimentícios volta ao debate. Desta vez envolvendo segmentos políticos do município e abrindo discussão sobre a necessidade da criação de um sindicato dos empregados no comércio no município.

No ano passado, por exemplo, a discussão ficou restrita aos sindicatos que representam as duas categorias. Neste ano, o assunto tomou corpo maior envolvendo os poderes executivo e legislativo. O executivo municipal já se manifestou publicamente favorável a abertura do comércio nos domingos e feriados – inclusive já enviou projeto de lei para a Câmara de Vereadores. A Câmara de Vereadores ainda não tem posição formada sobre a matéria e marcou audiência pública que vai ser realizada nesta quarta-feira (27) para debater o assunto.

Assembleia realizada pela categoria dos empregados com a presença de 141 trabalhadores votou pelo fechamento do comércio (102 votos favoráveis ao fechamento e 35 votos contrários), desinteresse dos dois maiores supermercados da cidade em abrir no domingo e o fortalecimento da Feira Livre são assuntos que deverão estar em pauta na audiência.

Prosa e Política

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-