21.4 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Prosa e Política

- Publicidade -

Por José Luiz Nunes Moreira *

Celeiro de denúncias

Por motivo de ordem pessoal, estive durante quatro dias da semana passada na cidade de Dourados – celeiro das denúncias que têm deixado a população do Estado indignada e políticos, com mais de 30 anos de mandato, de cabelo em pé.

Nesta passagem pela segunda mais importante cidade do Estado, tive a oportunidade de conversar com populares e também com companheiros que militam há anos na imprensa local.

Na visão dos cidadãos comuns – aqueles que vivem na labuta diária, as denúncias apontadas fortalecem o sentimento popular de que a classe política é corrupta, tanto no ponto de vista ideológico como econômico, e que ao invés de trabalharem em benefício do povo fazem da atividade um negócio lucrativo. Já para os incautos trabalhadores na área da comunicação, os fatos apresentados demoraram para serem divulgados devido a relação comercial que os meios de comunicação mantém com os detentores do poder.

Debate – Oportunidade desperdiçada

Os candidatos ao governo do Estado André Puccinelli, Zeca do PT e Nei Braga perderam a oportunidade de apresentarem para a sociedade projetos que têm para serem implantados nos próximos quatro anos. O debate realizado pela TV Morena na terça-feira, 28, foi um debate chocho; sem novidades. Muita retórica e boa parte do tempo disponível usado na defesa dos processos que estão tramitando nos tribunais por suspeita de irregularidades na gestão dos recursos proveniente dos impostos que saem do bolso dos cidadãos. Não poderia ser diferente devido a salada partidária que compõem as coligações dos dois principais candidatos ao governo e às denúncias de enriquecimento relâmpago dos futuros mandatários dos destinos dos sul-mato-grossenses para os próximos quatro anos.

Serviu para o cidadão, que não acompanha os bastidores da política, saber que a política está muito aquém dos interesses da maioria da população.

Ausência do poder público municipal

Mais uma vez o executivo municipal ficou fora da Campanha de Natal promovida pela Associação Comercial e Empresarial de Amambai (Acia). A participação da prefeitura na campanha é importante no sentido de aumentar o número de prêmios que são sorteados junto aos munícipes que fazem suas compras de final de ano no comércio local. É bom lembrar que a campanha fortalece o comércio local e gera empregos e renda para todos, inclusive para os cofres da prefeitura.

Está faltando sintonia entre a diretoria da Acia e o executivo municipal. É preciso que o interesse coletivo esteja acima de picuinhas políticas deixadas pelo processo eleitoral que aconteceu há cerca de dois anos.

Difícil escolha; confusão na cabeça do eleitor

A salada de candidatos defendida por lideranças políticas junto à sociedade é motivo de reflexão. Com a maior facilidade agentes políticos pedem votos ao mesmo tempo para candidatos do Partido dos Trabalhadores (PT) e dos Democratas (DEM). Dois partidos com estatutos convergentes: um defende a socialização da riqueza, a reforma agrária e o fortalecimento do estado, enquanto que o outro defende a concentração da riqueza, direito da propriedade e o fortalecimento do setor privado. E o voto do cidadão comum nessa premissa: em qual projeto estará votando se seguir as orientações das lideranças.

  • Jornalista da Moreira Produções / Amambai Notícias

Jornalista José Luiz Moreira

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-