28.1 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

Prosa & Política

- Publicidade -

Prosa & Política

Por José Luiz Nunes Moreira

Vereador Brito provoca debate no PT

O anúncio da filiação do vereador Valter Brito (PR) no Partido dos Trabalhadores tem mexido com os militantes do partido (entenda-se: aqueles que não possuem cargo no poder público municipal) e provocado a lembrança das teses que o partido defendeu principalmente nos seus primeiros 20 anos de existência.

O fato político se torna interessante em pelo menos dois aspectos: mobiliza a militância para a construção de um partido que tenha inserção nos movimentos sociais – práxis que foi abandonada após a conquista do poder executivo nas três esferas governamentais (municipal, estadual e federal) – e a capacidade que os teóricos do partido terão para formar e aceitar em seu quadro uma liderança política que defendeu nas últimas eleições os principais candidatos que o partido colocou para apreciação popular.

A situação está colocada (…) bom senso e definição política são premissas que requerem formação filosófica e projeto político.

Eleições 2012

O processo eleitoral para as eleições do próximo ano já está na pauta no dia-a-dia dos políticos que almejam conquistar, reconquistar ou permanecer no cargo principal do poder executivo da cidade.

O atual prefeito, por exemplo, tem demonstrado o seu interesse na reeleição quando assedia adversários políticos, lideranças partidárias e filiados de partidos e efetiva parcerias com segmentos da sociedade que há pouco tempo não eram bem vistos.

Enquanto isso, o ex-prefeito Sérgio Barbosa procura manter reuniões periódicas com antigos aliados no sentido de fortalecer sua liderança.

Também é notável o esforço que o também ex-prefeito e hoje vereador, Anilson Prego, tem realizado junto aos moradores das vilas no sentido de fortalecer-se como representante das comunidades mais carentes do município.

Tem-se também os dois ex-candidatos a deputado pelo município de Amambai nas últimas eleições: o vereador Carlinhos e o ex-vereador Gilmar Vicentin – muito bem votados por sinal -, que se consideram cacifados para pleitearem o cargo de prefeito.

Não se pode ignorar a vontade que o Dr. Bandeira e o advogado Odil Puques têm demonstrado interesse em um dia comandar os destinos do município.

Portanto, daqui prá frente, todas as ações destes personagens provavelmente serão feitas buscando o convencimento da população para seus projetos de desenvolvimento para o município.

O jornalista José Luiz Nunes Moreira.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-