26.5 C
Dourados
quinta-feira, 28 de março de 2024

Conselho de Engenharia pede interdição de estádios do Distrito Federal

- Publicidade -

O presidente do Conselho Regional de Engenharia, Arquitetura e Agronomia do Distrito Federal (Crea-DF), Francisco Machado da Silva, informou hoje (15) que pediu ao Ministério Público a interdição dos 13 estádios de futebol do DF.

Segundo ele, nenhum deles apresentou laudo de engenharia e estabilidade estrutural, conforme determina a legislação para proteção dos torcedores.

“O prazo já venceu e os 13 estádios não apresentaram os laudos. Há risco, sim, de acidentes graves, como ocorreu no Maracanã [no Rio de Janeiro] e na Fonte Nova [em Salvador]. A situação é muito preocupante. Já enviamos ofícios ao governador e ao secretário de Esporte [Hérbert Félix] para que tomem providência, mas nada foi feito. Por isso, solicitamos ao Ministério Público a interdição dos 13 estádias do Distrito Federal.”

Machado da Silva deu a informação em entrevista coletiva, na qual fez um alerta sobre os riscos da lentidão na preparação de Brasília para a Copa do Mundo de 2014. A entidade participa do fórum da sociedade civil criado em julho de 2009 para acompanhar a organização do Mundial.

Na entrevista, o engenheiro apresentou uma lista de 14 pontos que não estão funcionando para que o Distrito Federal cumpra suas obrigações como uma das 12 cidades-sedes da Copa no Brasil. Ele disse que os principais são a falta de planejamento global e de organização do Comitê Organizador Local, que até agora tem apenas um integrante nomeado.

Também participou da entrevista o ex-membro da Fifa José Bonetti, que destacou a importância da constituição de um voluntariado para o sucesso de eventos deste porte, como ocorreu em outros países, e cabe ao comitê local organizar. Bonetti lembrou que, para sediar o jogo de abertura da Copa, por exigência da Fifa, a cidade deverá ter um estádio com 71 mil lugares.

Para Bonetti, o jogo de abertura deve ser disputado em Brasília por um motivo prático: evitar o deslocamento de centenas de integrantes do governo e do Congresso Nacional para outra cidade e os problemas que esse fato ocasionaria.

Em nota, o Crea informa que tentou duas vezes se aproximar do governo do Distrito Federal (GDF) para dar essa contribuição e esse alerta. “Não fomos sequer ouvidos, não nos restando outra opção além da de alertar a sociedade organizada do Brasil.”

De acordo com Machado da Silva, o governador Rogério Rosso não recebeu os representantes da entidade e, até agora há apenas “gestões esparsas” sobre o assunto no GDF. Ele disse que não sabe o motivo desse descaso e, por isso, manifesta a preocupação de 27 entidades que integram o Fórum da Copa de 2014

“Desde agosto de 2009, já realizamos nove reuniões em que discutimos toda a problemática da realização da Copa. Ouvimos as embaixadas da Inglaterra, Alemanha e África do Sul e verificamos que, se não houver um planejamento global, articulado, e um comitê local organizado e funcionando, não teremos uma Copa bem feita”, afirmou ele.

O engenheiro ressaltou que restam apenas dois anos e meio, e não quatro anos, para que a cidade se organize para a Copa e, se o cronograma não for cumprido até janeiro de 2013, quando será realizada a Copa das Confederações no Brasil, “tudo ficará mais caro e, em vez de custar milhões, vai custar bilhões de reais”.

Dizendo falar em nome da sociedade e não apenas do Crea-DF, Machado da Silva denunciou ainda que, além da falta de planejamento global, centralizado e integrado para a organização da Copa de 2014, “não tem havido transparência, nem comunicação com a sociedade, e “somente a sociedade pode conferir legitimidade ao processo, com a fiscalização dos altos investimentos públicos”.

A partir de agora, o mundo está de olho no Brasil, diz o Crea. “Queremos um legado pós-Copa, com qualidade de vida, crescimento econômico, inovação tecnológica, inclusão social e oportunidade para a toda a população.”

Sobre as obras no Estádio Mané Garrincha, onde serão disputadas as partidas da Copa em Brasília, ele disse que o que sabe é o que informa a mídia: a Novacap está fazendo a limpeza, a licitação foi realizada e os vencedores estão se preparando., “Mas isso não é suficiente, pois Copa não é apenas estádio e aeroporto, mas muito mais do que isso: é um planejamento global, que envolve transporte público, segurança pública, mobilidade urbana, voluntariado da sociedade, hotéis e muito mais que isso”.

Fonte: Agência Brasil

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-