25.5 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Irlanda vota a favor do aborto e passa uma mensagem para o resto do mundo

- Publicidade -

29/05/2018 13h17

Num país conhecido mundialmente pelo conservadorismo religioso, a população vem mostrando que busca novos ares

Fonte: M de Mulher

Na última sexta-feira (25) aconteceu na Irlanda um plebiscito para decidir se as duríssimas leis antiaborto do país seriam mantidas ou alteradas. Conhecida como uma das nações mais católicas do mundo, desde 1983 a Irlanda previa a proibição do aborto até mesmo em casos de estupro.

Na época, isso também foi votado pela população e a chamada Oitava Emenda passou a legislar de forma que a interrupção de uma gravidez só seria aceita caso a mãe corresse risco de vida. Outro exemplo do conservadorismo irlandês é o fato de que o divórcio só passou a ser permitido por lá em 1995 – e teve uma votação popular acirrada na época.

Agora, novos ares tomam conta do senso comum e os irlandeses têm mostrado que não concordam mais com tanto conservadorismo. Em 2015 isso foi sentido quando o país tornou-se o primeiro do mundo a liberar o casamento homossexual através de um plebiscito.

“Na Irlanda uma mulher pode passar mais tempo na cadeia por buscar um aborto do que o estuprador que a engravidou”, diz o tuíte de uma das milhares de pessoas que usou o hashtag #HomeToVote (#EmCasaParaVotar) na última semana.

E nessa sexta-feira a Irlanda voltou a se mobilizar, dessa vez de forma muito mais enfática. Três terços da população mostraram nas urnas que rejeitam a Oitava Emenda. Segundo o encarregado para assuntos eleitorais do país, Barry Ryan, 66,4% votaram a favor do aborto e 33,6% votaram contra.

E isso não é tudo: a aderência à votação – que não era obrigatória – foi histórica. Ceca de 125 mil novos eleitores se registraram para votar antes da consulta, de acordo com o Conselho Nacional da Juventude. Isso representa mais do que o dobro de adeptos em comparação ao plebiscito referente à liberação do casamento igualitário.

Manifestos a favor da legalização do aborto tomaram conta da Irlanda (Charles McQuillan/Stringer/Getty Images)

Irlanda vota a favor do aborto e passa uma mensagem para o resto do mundo

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-