20.3 C
Dourados
sexta-feira, 19 de abril de 2024

Agentes penitenciários de MS são capacitados em curso nacional de inteligência

- Publicidade -

27/03/2018 08h18

Fonte: Portal MS

Campo Grande (MS) – Servidores da Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen) participaram na semana passada, em Campo Grande, do 46º Curso Básico de Inteligência Penitenciária, promovido pela Escola Nacional de Serviços Penais (Espen), em parceria com a Coordenação-Geral de Inteligência Penitenciária (CGIN) do Departamento Penitenciário Nacional (Depen).

A capacitação é realizada em vários estados brasileiros e em Mato Grosso do Sul envolveu também servidores do Sistema Penitenciário Federal, das polícias Civil e Militar, da Guarda Municipal e da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero). Ao todo, 54 profissionais foram capacitados, dos quais 27 da Agepen.

Com 42 horas aula, o curso tem por objetivo aperfeiçoar conhecimentos, habilidades e atitudes necessárias para os servidores, diante do importante papel do serviço de inteligência no combate às ações de organizações criminosas.

Segundo o Depen, a capacitação também visa padronizar as atividades de inteligência penitenciária e fortalecer a integração entre os órgãos de segurança, possibilitando que o servidor busque melhorias nos processos de trabalho tanto individual quanto institucional, além fortalecer o Plano Nacional de Inteligência Estratégica.

Novas qualificações estão programadas pelo Depen para acontecerem este ano, entre elas os cursos de “Intervenção penitenciária” e de “Rotinas carcerárias”. Além das capacitações, a parceria com o sistema penitenciário federal também prevê a possibilidade de utilização, por parte de agentes da Agepen, do Centro de Formação do Presídio Federal e do estande de tiros.

De acordo com o diretor-presidente da Agepen, Aud de Oliveira Chaves, as capacitações oferecidas aos agentes penitenciários integram uma série de melhorias que o sistema prisional de Mato Grosso do Sul vem conquistando, que envolvem também a aquisição de armamentos, equipamentos de proteção individual e de auxílio nas inspeções realizadas em presídios, como aparelhos de raio X, entre outros, além da ampliação de vagas.

Para o dirigente, a aquisição de novos conhecimentos é fundamental para o oferecimento de um serviço de melhor qualidade. “Temos qualificações constantes promovidas por nossa Escola Penitenciária, em nível estadual, sendo capacitados cerca de 800 servidores no ano passado, e essa parceria com o Depen vem somar neste nosso objetivo de termos profissionais cada vez mais qualificados”, finaliza.

Keila Oliveira – Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário (Agepen)

Foto: Divulgação Depen

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-