22.5 C
Dourados
sexta-feira, 29 de março de 2024

MS tem dados precisos sobre clima & tempo em 80% da área agrícola

- Publicidade -

03/05/2018 09h24

MS tem dados precisos sobre clima & tempo em 80% da área agrícola

Fonte: Portal MS

Campo Grande (MS) – Com a instalação de mais 17 estações meteorológicas, finalizada na última semana de abril, a Rede de Monitoramento do Tempo & Clima já cobre 80% da área ocupada pela agricultura de Mato Grosso do Sul. A informação é do secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar, Jaime Verruck, durante o ato de entrega de Projetos Estruturantes que aconteceu no auditório da Secretaria na qual é titular. Restam apenas três pontos sem cobertura na Bacia do Rio Paraná, que concentra a maior parte da produção agrícola do Estado, disse o secretário.

“Nós precisávamos fechar alguns ‘buracos’ e agora estamos cobrindo 80% da região de produção do Estado, ampliamos nosso nível de cobertura. Temos ainda alguns pontos em aberto na Costa Leste e temos o Pantanal, que já é para outra finalidade a informação. Com cinco novas estações já poderíamos ter uma cobertura próxima de 100% e vamos atrás desse recurso. Acredito que até o fim do ano essas estações já estejam instaladas”, disse.

Cada nova estação é equipada com barômetro (aparelho que mede a pressão atmosférica), higrômetro de ar e solo (umidade), anemômetro sônico (força e direção dos ventos), pluviômetro (quantidade de chuva), piranômetro (radiação solar), para-raios e um computador que transmite todas essas informações diretamente ao Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Após serem formatadas, essas informações retornam ao Centro de Monitoramento de Tempo, do Clima e dos Recursos Hídricos de Mato Grosso do Sul (Cemtec/MS), órgão ligado à Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro), onde os técnicos vão transformá-las em boletins com dados precisos sobre o clima e o tempo de cada região.

O superintendente de Meio Ambiente, Ciência e Tecnologia e Agricultura da Semagro, Rogério Beretta, explica que com as informações coletadas pelas estações meteorológicas será possível substanciar medidas técnicas para otimizar as áreas ocupadas, adequar cultivares com as melhores épocas de plantio e aproveitar gradativamente as áreas inativas promovendo o incremento da produtividade agrícola. Também serão de suma importância para dar viabilidade às pequenas e médias propriedades rurais, pois permitem a adoção de medidas que resultem no máximo de rendimento da lavoura com a otimização do uso de recursos naturais nas atividades complementares, e a ocupação do solo por períodos mais longos.

Até então, a Rede de Monitoramento do Clima & Tempo dispunha de 28 Estações Meteorológicas instaladas no território sul-mato-grossense. O projeto de expansão possibilitou a instalação de mais 17 Estações, sendo 15 na Bacia Hidrográfica do rio Paraná e 2 na Bacia Hidrográfica do rio Paraguai. Foram contemplados os municípios de Ribas do Rio Pardo, Bonito, Bandeirantes, Camapuã, Pedro Gomes, Nova Alvorada do Sul, Itaporã, Fátima do Sul, Caarapó, Laguna Carapã, Aral Moreira, Iguatemi, Angélica, Nova Andradina, Santa Rita do Pardo, Brasilândia e Selvíria.

O projeto foi coordenado pela Semagro com recursos do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) e contrapartida do Governo do Estado; contou ainda com apoio técnico do Fundo de Desenvolvimento das Culturas do Milho e da Soja de Mato Grosso do Sul (Fundems) e parcerias com a Associação dos Produtores de Soja e Milho (Aprosoja), Federação de Agricultura de Mato Grosso do Sul (Famasul), prefeituras e sindicatos rurais dos municípios onde as estações estão instaladas.

João Prestes – Secretaria de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento Econômico, Produção e Agricultura Familiar (Semagro) Foto: Semagro

MS tem dados precisos sobre clima & tempo em 80% da área agrícola

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

28 de Março – Dia do Revisor

- Publicidade-