25.5 C
Dourados
quarta-feira, 24 de abril de 2024

Pecuaristas buscam novas tecnologias para fortalecer setor

- Publicidade -

21/07/2018 09h47

Pecuaristas de Amambai e região participaram do 2º Workshop da Pecuária de Corte da Global Genetics

Fonte: Raquel Fernandes – Agazetanews

A atividade agropecuária tem grande importância econômica para o município de Amambai e região. Entre as atividades, a pecuária tem seu papel de destaque no município, que segundo a Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal (IAGRO) é o que possui o maior rebanho da região do Cone Sul, com 334.482 cabeças de gado.

Um dos desafios enfrentados pelo setor na região, segundo o veterinário da Global Genetics, Cleir Vieira Martins é a carência de informações. Por isso, a empresa tem realizado anualmente o Workshop da Pecuária de Corte, como forma de disseminar conhecimento e tecnologias, melhorando cada vez mais o cenário da pecuária no MS.

“A pecuária, que é um dos setores que sustenta a balança comercial e um dos mais importantes para a economia do nosso País, é ainda muito carente de informação, por isso, com este Worshop, a ideia é trazer profissionais renomados que realmente fazem a diferença na pecuária nacional.”, afirma Cleir.

Para o pecuarista e presidente do Sindicato Rural de Amambai, Ronan Nunes da Silva, o sucesso da atividade depende do conhecimento e do uso de novas tecnologias. “A mola propulsora do nosso município é o agronegócio. O Sindicato Rural por meio do Senar tem capacitado os produtores rurais e seus funcionários. São cursos extremamente importantes para o homem do campo e que vem de encontro com o que a global genetics vem trazendo para o nosso município. Aquele produtor que não se adequar, não for atrás da tecnologia, com certeza ficará para trás e não terá condições de se manter no mercado”, destaca Ronan.

Workshop

O 2º Workshop da Pecuária de Corte foi realizado na quarta-feira, 18, das 13 às 18 horas. O evento contou com uma extensa programação de palestras, com profissionais de destaque nacional ligados à pecuária.

A primeira palestra, contou com a apresentação da Zootecnista e coordenadora de Inteligência de Mercado da Zoetis, Renata Fernandes. Ela tratou sobre o mercado da pecuária, falando um pouco sobre o cenário atual e expectativas para o futuro. Logo em seguida, o médico veterinário, Dr. José Luiz de Moraes Vasconcelos, trouxe conceitos atuais da IATF, com informações de como potencializar a produção de carne utilizando a IATF.

José Luiz de Moraes é medico veterinário formado pela UFMG e possui mestrado e doutorado em Zootecnia. Atualmente é professor da Faculdade de Medicina Veterinária e Zootecnia da UNESP, Campus de Botucatu.

A terceira palestra do dia trouxe informações sobre a nutrição animal. O zootecnista Rafael Barreiros Samensari falou sobre o tema: Investimento em alta tecnologia na nutrição de matrizes bovinas de corte na cria: custo x benefício.

A programação contou ainda com a participação do especialista em Produção de Gado de Corte, Rodolfo Assis, que ministrou palestra com o tema: “Evolução do Melhoramento Genético: Do visual a Genômica”. Rodolfo é técnico do programa Geneplus Embrapa e diretor da Berrante Genética.

Para finalizar a programação do workshop, técnicos do Frigorífico JBS apresentaram aos pecuaristas, o “Projeto 1953: Premiando Qualidade”, que oferece bônus por carne de qualidade.

O workshop é uma realização da Global Genetics em parceria com o Grupo Facholi, Alta Genetis e Zoetis.

Rebanho bovino na região: número de cabeças de gado(Dados da Iagro)

Amambai- 334.482
Aral Moreira- 31.873
Cel. Sapucaia- 72.645
Laguna Caarapã- 36.628
Paranhos- 94.813
Sete Quedas- 76.684
Tacuru- 195.634

Pecuaristas de Amambai e região durante o 2º Workshop da Pecuária de Corte da Global Genetics. ( Foto: Raquel Fernandes)

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-