29 C
Dourados
quinta-feira, 25 de abril de 2024

Regiões carentes são escolha de 53,3% dos inscritos no Mais Médicos

- Publicidade -

30/11/2018 14h26

Profissionais que escolheram as periferias das capitais e regiões metropolitanas somaram 17,3%

Fonte: Br.gov

Municípios mais vulneráveis do País foram a escolha de 53,3% dos inscritos no novo edital do programa Mais Médicos. Dados do balanço divulgado nesta quinta-feira (29) revelam que, dos 8.366 médicos que já estão aptos a se apresentarem aos gestores locais, 17,3% escolheram as periferias das capitais e regiões metropolitanas.

De acordo com as regras do programa, os perfis das localidades variam de 1 a 8 de acordo com a vulnerabilidade, sendo 8 os Distritos Sanitários Especiais Indígenas (DSEI). O edital prevê regras específicas para os médicos que já atuam na Estratégia Saúde da Família (ESF). Embora a escolha da localidade seja uma decisão individual, o sistema do Mais Médicos só permite a migração desses profissionais caso optem por municípios com perfis de vulnerabilidade maiores (mais necessidade) do que aqueles que atuam ou já tenham atuado.

Para os médicos já cadastrados em Equipes de Atenção Básica em município de Perfil 7, apenas será disponibilizada a escolha de municípios deste mesmo perfil ou perfil 8. Além disso, os médicos da Equipe de Atenção Básica que já atuam nos DSEI também só podem escolher distritos indígenas para atuar.

Até 17h desta quinta-feira, estavam inscritos 33.542 profissionais com registro no Brasil. Desse total, 8.366 profissionais já estão alocados no município para atuação imediata. Ou seja, mais de 98% das vagas já foram preenchidas. As inscrições seguem até a próxima sexta-feira (7). Segundo informações dos municípios, 1.644 profissionais já se apresentaram ou iniciaram as atividades. A apresentação à cidade tem data limite até 14 de dezembro e o começo da atuação deve ser estabelecido junto ao gestor local.

De acordo com as regras do programa, os perfis das localidades variam de 1 a 8 de acordo com a vulnerabilidade, sendo 8 os Distritos Sanitários Especiais Indígenas - Foto: Renato Araújo/Agência Brasília.

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-