29.6 C
Dourados
terça-feira, 23 de abril de 2024

Será que estalar a coluna faz mal para a saúde?

- Publicidade -

21/10/2018 10h00

Fonte: Redação

Quem é que não gosta da sensação que um bom estalar de ossos proporciona? Além do barulho que ouvimos orgulhosos, há também o alívio que vem depois. Muitas vezes, parece que tiramos um elefante das costas, e aí a vida pode seguir seu fluxo sem que nos estressemos tanto.

Falando em termos clínicos e fisiológicos, você sabe o que é que produz o barulho dos ossos estalando? O quiroprata Chris Vargas falou sobre o assunto: “o som que as pessoas escutam é a liberação de bolhas de gás dentro das articulações da coluna vertebral”. Segundo ele, quando a coluna está fora de alinhamento, as vértebras incham e ficam repletas de bolhas que estouram quando fazemos alguns movimentos.

Essas bolhas são formadas por nitrogênio, oxigênio e dióxido de carbono e vão se formando novamente com o passar do tempo, por isso você tem que esperar um pouco antes de estalar um local que acabou de ser estalado.

Crec

Vargas explica que, no caso da coluna, ela tende a estalar naturalmente depois que a pessoa fica na mesma posição por muito tempo, e é por isso que, depois de passar um dia todo sentada, uma pessoa acaba estalando bastante quando se levanta e se alonga. E ainda quando falamos da coluna, há quem consiga provocar esses estalos para aliviar algum desconforto momentâneo.

Um estudo de 2011 comprovou o óbvio sobre esse assunto: os indivíduos realmente associam o barulho da coluna estalando à sensação de alívio. Existem, inclusive, cientistas que acreditam que estalar as costas libera endorfinas, aquelas substâncias que nos dão a sensação de prazer e bem-estar.

E se ler tudo isso está deixando você com vontade de se estalar inteiro, é melhor que você aprenda a não provocar seus estalos, até mesmo porque médicos nos alertam que isso pode causar dores crônicas na coluna, bem como danos nas vértebras e nos nervos.

Fuen

William Charschan, que também é quiroprata, explica que muitas vezes forçamos as vértebras erradas ao estalar a coluna, o que é prejudicial em longo prazo. Além do mais, se você tiver algum problema real de alinhamento da coluna, estalar pode piorar o quadro e complicar a sua situação.

“Se você está movimentando a coluna através de movimentos com amplitudes normais e sem o uso de qualquer força adicional, e acontece de você ouvir o som do estalo, isso é algo considerado seguro”, explicou Vargas. Fora desse cenário, os estalos provocados devem ser feitos por profissionais. Então, por mais que seja bacana se sentir crocante, não force seu corpo, hein!?

Será que estalar a coluna faz mal para a saúde?

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade -

Últimas Notícias

- Publicidade-