Início Notícias Cida Farias tem projeto de lei sancionado na área da educação

Cida Farias tem projeto de lei sancionado na área da educação

0

30/11/2021 14h51

Idealizada por Cida Farias, lei que institui dia de homenagem a professores e tributo à Viviane Fachin é sancionada

Sanção do prefeito municipal de Amambai, Dr. Bandeira, foi publicada na edição do dia 24 de novembro do Diário da Assomasul.

Fonte: Redação

Amambai (MS)- Cida Farias, vereadora amambaiense pelo DEM, teve mais um projeto seu transformado em lei neste final de novembro. Dessa vez, a área contemplada é a Educação e o objetivo é homenagear os professores do município de Amambai e reverberar o legado que a professora Viviane Scalon Fachin deixou para a educação amambaiense.

A lei 2.762/2021 institui o “Dia de Homenagem “Professora Viviane Scalon Fachin” aos professores do município de Amambai e dá outras providências. Além disso, propõe entre outros pontos, que um professor de cada unidade de ensino de Amambai, seja ela púbica ou privada, fundamental ou superior seja homenageado em uma sessão solene realizada no dia 15 de outubro de cada ano.

“Estes profissionais são essenciais desde a nossa infância e sabemos ainda que é uma profissão pouco valorizada pelo grande papel que desempenham em todas as fases da nossa vida, então nada mais justo que criar um projeto que tenha o objetivo de honrar os educadores que se destacarem ao longo de cada ano e, assim, receberem o reconhecimento justo, homenageando o trabalho imensurável desempenhado pelos professores de todas as áreas no município de Amambai”, justificou a vereadora ao apresentar o projeto de lei no dia 18 de outubro deste ano.

A sanção da lei foi publicada na edição do dia 24 de novembro do Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Viviane Scalon Fachin

Viviane Fachin, como era conhecida, era doutora em História pela Universidade Federal da Grande Dourados (UFGD), mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) graduada em História, Licenciatura Plena, pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Presidente Venceslau.

Era professora efetiva da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, onde também atuou como gerente da unidade em Amambai. Além disso tinha experiência nas áreas de História e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ensino de História metodologias de ensino e participação docente.

Ela faleceu em 2019 em detrimento de um câncer.

A importância e a participação de Viviane no cenário acadêmico e da produção literária de Amambai estão eternizadas, uma vez que a professora integrava o grupo de fundadores da Academia Amambaiense de Letras (Acal). Ela foi uma personalidade que muito contribuiu para a colocação da produção acadêmica de Amambai a patamares internacionais e para a aproximação da universidade e a comunidade local.

“A nomenclatura do projeto é uma homenagem prestada à professora Viviane Scalon Fachin que contribuiu com os cidadãos amambaienses se dedicando ao máximo a essa difícil empreitada que é o passar do conhecimento”, finalizou Cida Farias.

Clique aqui e confira a publicação no Diário Oficial da Associação dos Municípios de Mato Grosso do Sul (Assomasul).

Sair da versão mobile