Início Notícias Mundo Massacre no México gera conflito entre Equador e Honduras

Massacre no México gera conflito entre Equador e Honduras

0

Brasília – O Continente Sul-Americano vive nova crise, desta vez entre o Equador e Honduras. O presidente do Equador, Rafael Correa, chamou hoje (4) de “insolente” o ministro das Relações Exteriores de Honduras, Mario Canahuati. A tensão foi causada porque Correa revelou publicamente que havia um segundo sobrevivente, de origem hondurenha, do massacre que matou 72 imigrantes na fronteira entre o México e os Estados Unidos.

Horas depois da revelação de Correa, o governo do México confirmou a informação. Mas antes da confirmação sobre a existência de um segundo sobrevivente, o chanceler hondurenho chamou o presidente equatoriano de “irresponsável”. Indignado com a crítica, Correa respondeu e hoje divulgou nota reagindo ao governo de Honduras.

“[Então] vem este insolente chanceler ilegítimo de Honduras dizer que o presidente Correa é irresponsável. Eu não vou nem perder tempo respondendo”, disse Correa, referindo-se à polêmica sobre a suspensão de Honduras da Organização dos Estados Americanos (OEA) desde o golpe de Estado que depôs o então presidente Manuel Zelaya, em junho de 2009.

Inicialmente, as autoridades mexicanas confirmaram que havia apenas um sobrevivente – o equatoriano Luis Freddy Lala. Porém, em entrevista coletiva, Lala disse que havia outros sobreviventes, um deles hondurenho. Logo depois, a informação foi confirmada pelo governo do México.

As autoridades mexicanas mantêm sob sigilo a identidade do segundo sobrevivente e ele é protegido por um forte esquema de segurança. Há duas semanas, 72 imigrantes, inclusive um brasileiro já identificado, foram brutalmente assassinados em uma fazenda próxima a Reynosa, no estado de Tamaulipas, na fronteira do México com os Estados Unidos.

As investigações do crime ainda não apontaram os responsáveis, mas o governo mexicano atribui ao cartel denominado Los Zetas. Paralelamente é feita a identificação dos corpos. A Polícia Federal do Brasil vai ajudar nos trabalhos de perícia.

As informações são da Agência Pública de Notícias do Equador e Sulamérica (Andes), que é a imprensa estatal equatoriana. O conflito entre Equador e Honduras ocorre no momento em que Venezuela e Colômbia acabam de selar a paz, depois de um longo período de impasse por divergências no combate aos guerrilheiros que atuam na região fronteiriça dos dois países.

Renata Giraldi
Repórter da Agência Brasil

Sair da versão mobile