Início Notícias Política Geraldo quer regulamentar a profissão de esteticista

Geraldo quer regulamentar a profissão de esteticista

0

Profissionais esteticistas de MS solicitaram a interferência de Geraldo, no intuito de acelerar a votação e aprovação do projeto na Câmara Federal.

A regulamentação da profissão de esteticista é a mais uma luta que está sendo encampada pelo deputado federal Geraldo Resende (PMDB). Em reunião realizada na essa semana em Campo Grande com diretores e filiados da Apecsul (Associação Profissional de Estética e Cosmetologia do Mato Grosso do Sul), o parlamentar firmou o compromisso de atuar como interlocutor dos esteticistas e cosmetologistas do Estado para a aprovação do Projeto de Lei 998/03, que trata da regulamentação das profissões.

O projeto, de autoria do deputado federal Fernando Gonçalves (PTB-RJ), está em tramitação na Câmara Federal desde 2003. Pelo projeto, poderão exercer a profissão os portadores de diploma de curso de formação de estética facial e corporal, em nível de ensino médio; os que tenham comprovadamente exercido atividade de esteticista ou de cosmetologista, nos termos a serem estabelecidos pelas associações de cosmetologia e Estética; e os portadores de diploma de estética expedido por instituição estrangeira.

Durante o encontro, os profissionais esteticistas de MS solicitaram a interferência de Geraldo, no intuito de acelerar a votação e aprovação do projeto na Câmara Federal. Diante da presidente da Apecsul, Valéria Oliveira Dias, e da representante das esteticistas de Dourados, Angela Dias da Silva, o deputado informou que já no início de outubro vai tomar os encaminhamentos necessários para agilizar a tramitação do projeto de lei na Casa. “É uma causa justa e que merece toda a atenção de toda a bancada federal. Diante da necessidade dos profissionais, vou entrar com requerimento de urgência na Câmara dos Deputados, solicitando a entrada do projeto na pauta de votação. Também vamos trabalhar junto ao líder da bancada do meu partido, deputado Henrique Alves, para que a matéria seja avaliada pelo colegiado de líderes e ganhe caráter prioritário dentro Casa”, relatou Geraldo.

Ao firmar compromisso com os esteticistas de MS, Geraldo lembrou que a profissão é exercida no Brasil há mais de 50 anos, sem qualquer regulamentação. “Apesar do reconhecimento da importância do trabalho desenvolvido pelos profissionais de estética, eles são impedidos de compor as equipes dos hospitais do setor público e privado, pela falta de regulamentação da profissão”, comenta o deputado, ressaltando que milhares de esteticistas qualificados não podem desenvolver suas atividades. Conforme levantamento da Febrape (Federação Brasileira dos Profissionais Esteticistas), atualmente, existe aproximadamente 100 mil, entre técnicos e tecnólogos em estética, em atividade no país.

Da Assessoria

Sair da versão mobile