Início Notícias Mundo No Dia Internacional dos Idosos, ONU pede acesso a serviços

No Dia Internacional dos Idosos, ONU pede acesso a serviços

0

Segundo a organização, muitas pessoas também sofrem discriminação, explorações e violência; até 2050, mundo terá 2 bilhões de idosos.

As Nações Unidas marcam nesta sexta-feira, o Dia Internacional dos Idosos. Numa mensagem, o Secretário-Geral disse que muitas pessoas na terceira idade continuam sofrendo discriminações, negligência e até atos de violência.

Na nota, ele pediu mais acesso a serviços sociais e aumento nos planos de aposentadoria.

Oportunidades

Ban Ki-moon lembrou que, em muitos países, vários idosos se beneficiaram com taxas reduzidas de pobreza e fome, além de mais acesso a serviços de saúde, educação e até oportunidades de trabalho.

Mas ele também mencionou a situação do idoso em outras áreas atingidas por epidemias como o HIV/Aids, que transformaram avós em pais novamente. Na África Subsaariana, 20% das idosas que vivem em áreas rurais são as únicas guardiãs de seus netos.

No Brasil, muitos idosos estão voltando a estudar.

Alimentação

A aposentada Ivone Campolim, de 88 anos, retornou aos bancos escolares para fazer um curso de extensão em língua portuguesa na Universidade de São Paulo. Ela contou à Rádio ONU o segredo da alimentação para se manter em forma todos os dias.

“Café com leite, pão, manteiga e geleia. E frutas brasileiras que são maravilhosas, muito legume. Qualquer geleia. Eu não tenho problema com açúcar, sou muito bem estruturada. Meu estômago me obedece muito”, contou.

Locais de Trabalho

Nas últimas três décadas, o número de idosos dobrou. Até 2050, o mundo terá dois bilhões de pessoas na terceira idade.

Ban Ki-moon encerrou a nota pedindo aos governos que garantam mais acesso universal a serviços sociais aos idosos, aumente o número dos planos de aposentaroria e criem leis que protejam a terceira idade de discriminação incluindo em locais de trabalho.

Mônica Villela Grayley, da Rádio ONU em Nova York.

Sair da versão mobile