Início Notícias Geral Dirceu Lanzarini: “Saímos fortalecidos nesse processo político e hoje estamos capitalizados”

Dirceu Lanzarini: “Saímos fortalecidos nesse processo político e hoje estamos capitalizados”

0

Prosseguindo na proposta de apresentar aos leitores do site Amambai Notícias – www.amambainoticias.com.br, uma avaliação da conjuntura municipal, nossa equipe de reportagem entrevistou o prefeito de Amambai, Dirceu Lanzarini (PR).

Dirceu avalia o primeiro turno das Eleições 2010, as perspectivas para Amambai e fala também sobre o processo de eleição para prefeito em 2012.

Amambai Notícias – Prefeito, qual a sua avaliação do resultado das eleições para o governo do Estado, em Amambai?

Dirceu Lanzarini – Em primeiro lugar, quero agradecer a população de Amambai que teve um comportamento exemplar nestas eleições, cada um tomou a decisão que achou mais adequada. Ao que se refere aos candidatos que apoiamos, o nosso grupo político, grupo que está na administração, saiu extremamente vitorioso – ganhamos para governador, ganhamos para senadores (Moka e Delcídio), ganhamos apoiando os nossos deputados federais Vander Loubet (PT), o Reinaldo Azambuja (PSDB) e também o deputado Biffi (PT) e vários deputados estaduais – eu quero citar aqui o deputado Londres Machado (PR) que eu apoiei diretamente. Mas temos dentro do nosso grupo os deputados estaduais Onevan de Matos (PSDB), Paulo Correa (PR), Marquinho Trad (PMDB), Marcio Dutra (PT do B), o Marun (PMDB) – todos eles receberam apoio dos companheiros que fazem parte do nosso grupo e isso foi excelente para a nossa administração. Queremos reforçar que nós saímos fortalecidos nesse processo político e quero lembrar uma coisa – existia uma ideia de que pelo fato do governador André Puccinelli não ter nos apoiado na nossa eleição, o nosso grupo ia seguir outro caminho, mas nós tivemos um posicionamento acima de partidos – pensando no bem de Amambai e no bem do Estado e fizemos um apoio formal, um apoio que não foi só prá inglês ver, não ficamos escondidos, colocamos a cara prá bater e apoiamos o governador André. E agora, por termos agido desta forma, nós temos um compromisso ainda maior com o governador e isso é recíproco da parte do governador. Então, o governador ficou satisfeito com a nossa decisão de apoiá-lo. O governador gostaria de ter ganhado em Amambai – claro que gostaria, mas a gente tem que respeitar o resultado e a ideia de cada cidadão. O oponente, que era o ex-governador Zeca, também fez muito por Amambai, é um bom nome e foi respeitado por nós, inclusive, uma secretaria nossa que é a secretaria de Assistência Social – comandada pelo PT aqui de Amambai – apoiou o Zeca porque tem uma ligação partidária. Mas, todo o resto da estrutura da prefeitura, no aspecto de companheiros, eu pedi voto foi para o André. O nosso grupo não recebeu o apoio do André, mas deu apoio ao André. Então hoje, nós estamos capitalizados. Hoje o governador tem uma gratidão e tenho certeza que não só por isso, mas porque gosta de Amambai ele vai continuar ajudando o nosso município e os nossos deputados estaduais e federais vão nos ajudar nesta intermediação.

Amambai Notícias – O fato do governador não ter ganhado as eleições aqui em Amambai poderá atrapalhar na liberação de verbas e de projetos para o município?

Dirceu Lanzarini – De maneira alguma. O governador atende institucionalmente todos, inclusive, prefeitos do PT. Aqui em Amambai, apesar dele não ter ganhado a eleição, ele sabe que tem bons companheiros que encararam a campanha dele – que não ficaram escondidos e só depois, no final, quiseram colocar a cara para mostra. Nós fizemos a campanha do começo ao final – assumimos a candidatura dele, do Moka, do Delcídio – nossos candidatos foram claramente colocados para que todos soubessem. A gente ficou contente com o resultado porque todos foram eleitos. Amambai vai continuar recebendo investimentos do governo do Estado, tenho certeza absoluta.

Amambaí Notícias – O seu grupo político saiu fortalecido neste processo?

Dirceu Lanzarini – Pelos nomes que eu já citei e você pode colocar ai os democratas que elegeram o deputado José Teixeira. Então temos o DEM, o PSDB, o próprio PT, o PR, o PV…. todos saíram fortalecidos. A gente enfraquece quando você apoia um candidato e ele por uma razão acaba não sendo eleito. Todos os que apoiamos estão lá – terão mandato e nos ajudarão com recursos, com obras, com ações e também nos ajudarão politicamente no fortalecimento do nosso grupo.

Amambaí Notícias – E as eleições para presidente no segundo turno?

Dirceu Lanzarini – O meu apoio pessoal – que eu já tenho manifestado, eu votei no Serra no primeiro turno e mantenho este voto.

Amambaí Notícias – E as eleições municipais?

Dirceu Lanzarini – Está muito longe. Quem gosta de ficar falando nisso está muito apavorado. A gente que já tem certa experiência – agora é a hora da recomposição dos quadros, da reavaliação do que aconteceu com cada candidato. Por exemplo, nós temos aqui o deputado federal Vander Loubet, que foi o deputado federal de fora eleito mais votado; o segundo mais votado Reinaldo Azambuja, temos o Moka e o Delcídio – que foram apoiados pelo nosso grupo. Isso é uma vitória, fortalecimento. Então, neste momento, temos que recompor as ideias, chamar os companheiros para analisar o processo futuro. Tem que ter calma tem tempo para fazer esta projeção. Nosso grupo político está à frente da prefeitura mostrando um bom trabalho e tem tudo prá continuar a frente da administração por mais quatro anos. Quem vai ser candidato, quem não vai, quem vai participar e de que forma vai ser…isso vai ser discutido mais prá frente. Tudo tem seu tempo na política, mas nós estamos muito fortalecidos e o grupo tem tudo para estar à frente da prefeitura por muitos mandados ainda.

Sair da versão mobile